Recivil
Blog

Recivil realiza ação social em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública

No último dia 26 de março, a equipe de Projetos Sociais do Recivil participou de uma Ação Social realizada pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). O evento foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, no bairro Aparecida, em Belo Horizonte. Na ocasião, a escola comemorou seu 40º aniversário.
 
“Essa comemoração de 40 anos está trazendo uma alegria muito grande. Temos a oportunidade de poder prestar um serviço que muitas dessas pessoas não têm oportunidade de aproveitar. A escola é feita para formar cidadãos, essa parceria é primordial. O Registro Civil é o primeiro passo e aqui é o lugar ideal. A satisfação e o prazer são enormes”, comentou a diretora da instituição, Flávia Toussaind.

 

A Diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, Flávia Thoussandi, comemora os 40 anos da instituição

 
O evento foi aberto com uma apresentação solene da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais.  A presidente do Conselho de Segurança Pública do 34º Batalhão, Marilda Lara, falou sobre a importância da parceria entre a polícia e a comunidade. “Segurança pública não é assunto só de policia, é união entre polícia e comunidade. Sempre realizamos este tipo de evento em comunidades mais carentes para trazer a documentação civil de forma gratuita e desta forma valorizar essa comunidade e a aproximar cada vez mais da polícia”, disse. “O documento é a base de tudo, e essa consciência nós passamos para as comunidades, principalmente aquelas que têm baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). E quando trazemos isso ao ambiente escolar, mostramos para as crianças da comunidade a importância da cidadania”, destacou. 
 
Entre os beneficiados pelo evento estava a estudante Maria Neide Marta, que chegou ao local para obter os documentos dos dois filhos menores. “Eu vim tirar a minha carteira de trabalho e fazer o registro dos meus dois filhos. Achei muito bom esse projeto porque, para tirar a segunda via do registro no cartório, eu gasto aproximadamente R$ 23,00 mais a passagem. Eu tenho duas crianças, fazer para os dois são mais de cinqüenta reais. Este mutirão facilita porque temos que tirar o documento e às vezes não fazemos por dificuldade financeira”, comentou a estudante. 

  

 Equipe de projetos sociais atende comunidade do bairro Aparecida em Belo Horizonte

A enfermeira Cléia Márcia Magalhães, que mora a 30 anos nos Estados Unidos e veio ao Brasil de férias também participou do evento. “Eu tive a oportunidade de passar aqui para retirar a segunda via da minha certidão de casamento. Eu, quando criança, estudei nesta escola e agora adulta volto para buscar minha certidão. Não moro mais no Brasil, mas quero meus documentos brasileiros para não perder o vínculo”, comentou Cléia.
 
Ao todo a equipe do Recivil expediu mais de 80 documentos em um único dia. Ao final do evento, a população e os parceiros se deleitaram com a alegria contagiante do Grupo percussionista Afro Reggae que se apresentou gratuitamente.

Grupo Afro Reggae faz apresentação durante evento de cidadania

 

Acesse a TV Recivil e veja como foi o evento.

 

Posts relacionados

Entenda as regras para “ex-brasileiros”

Giovanna
8 anos ago

Senado aprova projeto que reconhece valor jurídico de documentos digitalizados

Giovanna
12 anos ago

Juíza determina que bebê encontrado na Pampulha se chame Letícia

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile