Recivil
Blog

Anoreg-BR esclarece dúvidas sobre a incidência de ISS sobre os serviços notariais e registrais

A incidência Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre os serviços notariais e registrais foi o principal assunto discutido na reunião da diretoria da Anoreg-BR, ocorrida nessa quarta-feira, 6/3, em Brasília.  Dirigida  pelo presidente Rogério Portugal Bacellar, a reunião contou com a presença do advogado da Associação, professor Maurício Zockum, que fez uma detalhada explanação sobre a matéria aos presidentes dos Institutos membros, das Anoregs estaduais e também aos advogados convidados, que prestigiaram o encontro.

Maurício Zockum destacou a importância de que as Anoregs estaduais e a Anoreg-BR trabalhem em conjunto para que os notários e registradores tenham êxito em seus pleitos. Ele ressaltou que devem ser utilizados todos os recursos possíveis para provocar a manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da interpretação da Constituição Federal, quanto a natureza jurídica da atividade notarial e registral.

Sobre a mesma questão, há entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) equiparando os serviços notariais e registrais à atividade empresarial. Atualmente, o STJ analisa diversos recursos sobre a questão, sendo que os mais relevantes também têm recebido a atenção da Anoreg-BR.

Para o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, este é atualmente um dos assuntos de maior preocupação da classe notarial que tem merecido toda a atenção da Anoreg e dos Institutos membros. “Os notários e registradores precisam se unir para que uma possível decisão do STF seja favorável à categoria”, afirmou.

Além de Rogério Bacellar, coordenaram a reunião vice-presidente, Cláudio Marçal; o segundo vice-presidente; Maurício Leonardo, e o secretário-geral, Germano Carvalho.


Fonte: Anoreg-BR
 
 
 

Posts relacionados

Resolução permite apostilamento totalmente digital de documentos

Giovanna
5 anos ago

Tribunal divulga norma que regulamenta casamento gay em SP

Giovanna
12 anos ago

Recivil realiza etapa do Projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional” em São Paulo

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile