Recivil
Blog

Uruguai reconhece casamento gay celebrado no exterior

A Justiça do Uruguai reconheceu, pela primeira vez, um casamento entre duas pessoas do mesmo sexo celebrado no exterior, segundo a imprensa local. Dois homens – um uruguaio e outro espanhol – haviam celebrado seu casamento na Espanha e decidiram legitimar sua união no Uruguai. As informações são da agência Ansa.

A decisão de primeira instância foi desfavorável, pois o juiz argumentou que a solicitação violentava "a ordem pública internacional". O casal apelou da decisão, e um Tribunal de Apelações de Família estabeleceu que os casamentos realizados em outros países entre pessoas do mesmo sexo não necessariamente contradiziam a ordem pública internacional do Estado uruguaio.

A juíza que reconheceu o casamento, María Cristina Crespo, baseou sua decisão nos preceitos do Código Civil, da Lei de União Concubiana e da Lei de Identidade de Gênero.

A advogada do casal, Michelle Suárez, afirmou ao jornal uruguaio La República que a decisão "marca um antes e um depois" e representa uma "mudança histórica" na jurisprudência e na doutrina uruguaias, recordando que, no país, "sempre se negaram esses casamentos".

 

Fonte: Terra

 

 

Posts relacionados

SDI-1 rejeita agravo pela ausência de autenticação na procuração

Giovanna
12 anos ago

Formalidades podem ser dispensadas se testamento particular expressa vontade do testador

Giovanna
10 anos ago

Ibdfam lança mais uma obra: Famílias e Sucessões – Polêmicas, tendências e inovações

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile