Recivil
Blog

Clipping – Plenário – Líderes preveem votações difíceis por causa da obstrução do DEM e do PPS – Jornal da Câmara

A pauta do Plenário para esta semana deve continuar sofrendo obstrução do DEM e do PPS. O DEM quer a indicação dos integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e o PPS exige a marcação de data para a votação Projeto de Lei 1/07. Falta votar uma emenda feita no Senado a esse projeto, que concede às aposentadorias o mesmo reajuste do salário mínimo.


Para o líder do PT, deputado Cândido Vaccarezza (SP), isso deve dificultar as votações, podendo inclusive impedi-la, mas ele aposta na cobrança pela decisão de outros assuntos para pressionar até mesmo a oposição a votar. Ele citou as propostas de emenda à Constituição dos precatórios (PEC 351/09) e dos cartórios (471/05).


Pré-sal – O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), também criticou a decisão do governo de mudar a ordem de votação dos projetos do pré-sal. O primeiro a ser votado será o projeto que institui o regime de partilha para a exploração das áreas ainda não licitadas do pré-sal e que estabelece a Petrobras como operadora única da nova fronteira petrolífera.


O texto que os deputados discutirão é um substitutivo do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) ao PL 5938/09, do Executivo. A intenção inicial era votar primeiramente o PL 5941/09, que estabelece regras para a capitalização da Petrobras.


Caiado atribuiu a mudança à perda de apoio da proposta do governo. A União está concentrando todos os recursos e criando um estado totalitário. Cada vez mais deputados vão ver que é preciso mudar essa situação , avaliou.


Vaccarezza, no entanto, explicou que é preciso definir primeiramente o modelo de exploração do pré-sal – partilha ou concessão – para depois definir como será feita a capitalização da empresa e como serão divididos os royalties da produção.


 


Fonte: Jornal da Câmara – 25.11


 

Posts relacionados

Morar na mesma casa não basta para reconhecimento de união estável

Giovanna
10 anos ago

Lula lança programa de Direitos Humanos que prevê casamento gay

Giovanna
12 anos ago

Orientação sobre o depósito ao Recompe-MG em função da greve bancária

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile