Recivil
Blog

TJSC – Corregedoria apresenta CD com atos e normas dos cartórios extrajudiciais

A Corregedoria-Geral de Justiça e a Academia Judicial do Tribunal de Justiça realizam nesta sexta-feira, 20/11, no auditório do Tribunal Pleno, o 1º Encontro de Direito Notarial e Registral, destinado aos diretores e secretários dos Foros das comarcas.


Durante o encontro, os participantes receberão orientações sobre os procedimentos para a transição que deverá ocorrer em muitos cartórios extrajudiciais no Estado, com a posse dos novos cartorários, habilitados no concurso em andamento.


A abertura do evento, às 9h30min, contou com as presenças do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Trindade dos Santos, do desembargador Jaime Ramos, vice-diretor de Cursos Acadêmicos e Orientação Pedagógica da Academia Judicial, do juiz Paulo Ricardo Bruschi, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e dos juízes-corregedores e assessores correicionais.


Em breves palavras, o juiz Volnei Tomazini enfatizou a importância do encontro. Para o magistrado o provimento dos cargos nos cartórios o mais rápido possível, com candidatos habilitados é o objetivo do Tribunal de Justiça. “A continuidade nos serviços dos cartórios é essencial”, disse Tomazini.


Para o corregedor-geral, a presença dos diretores dos Foros, acompanhados de seus secretários, é vital para que a nova sistemática nos cartórios extrajudiciais, a ser implantada no próximo ano, se traduza em um melhor atendimento à população.


Logo após, houve o lançamento do CD CGJEXTRA – versão 2009, com todos os atos e procedimentos dos cartórios extrajudiciais, que deverá ser encaminhado a todos os cartórios do Estado. Mauri Vitor Garcia, TSI da Comarca de Balneário Camboriú e um dos organizadores do CD, fez a apresentação do material: “procuramos fazer um material bastante rico para servir de consulta nos cartórios”, afirmou.

Encerrando a programação da manhã, o advogado Joel de Menezes Niebuhr proferiu uma palestra sobre aspectos gerais do Processo Administrativo.

O encontro prossegue no período da tarde. Às 14h, os participantes receberão orientações sobre o selo de fiscalização com os assessores correicionais Guilherme Beckhauser Wensing e Rafael Jorge da luz. Às 15h, o juiz corregedor Volnei Tomazini e o assessor correicional Péterson Ruan da Silva falam sobre Direção do Foro Extrajudicial. 

Por último, os diretores e secretários receberão orientações sobre as correições – aspectos práticos, com o juiz-corregedor Osmar Mohr e os assessores correicionais Marco Túlio Soares da Costa. Raul Wanderley Eble e Rafael Jorge da Luz.


 


Fonte: TJSC


 

Posts relacionados

Nota de falecimento

Giovanna
12 anos ago

Jurisprudência mineira – Agravo de instrumento – Ação de inventário – Reconhecimento incidental de união estável – Questão provada documentalmente – Nomeação de companheira como inventariante

Giovanna
10 anos ago

Mantida liminar que determina divulgação da lista de títulos em concurso para cartórios no DF

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile