Recivil
Blog

TJPA – Lançado código de normas para cartórios

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) lançou nesta segunda-feira, 26, o Código de Normas dos Serviços Notarias, que visa uniformizar procedimentos na área. A publicação conta com 1.122 artigos que vão orientar os cartorários na sua rotina diária, evitando repetições ou divergências entre os atos normativos.

 

A cerimônia de lançamento da publicação foi presidida pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, acompanhada dos corregedores da região metropolitana de Belém e do Interior do TJPA, respectivamente, desembargadores Ronaldo Valle e Maria de Nazaré Saavedra; juízes auxiliares das corregedorias e cartorários, incluindo a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado (ANOREG-PA), Nelcy Maranhão e a promotora do Ministério Público, Maria do Carmo Martins.

 

A publicação foi necessária por conta da grande quantidade de consultas que as corregedorias recebiam por parte de oficiais de tabelionato de notas e registros, assim como particulares. Além de uniformizar os procedimentos, o código também uniformiza o entendimento sobre diversas questões como registro cível de pessoas jurídicas, registro civil de pessoas naturais, registros de títulos e documentos, etc.

 

A presidente da ANOREG-PA, Nelcy Maranhão, agradeceu, destacando que o código regerá todas as atividades dos cartorários. “Faltava esse regulamento porque ás vezes nós tínhamos que seguir nossas próprias ideias. Agora estamos amparados”, enfatizou.

 

A corregedora do Interior, desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, disse que a publicação simboliza o esforço da instituição para atender as demandas com eficiência, segurança, celeridade, validade e legalidade dos atos notariais. “Que o código seja uma fonte preciosa de informações para atendimento das demandas sociais”.

 

Para o corregedor da RMB, desembargador Ronaldo Valle, o objetivo também é aproximar as corregedorias do jurisdicionados e das organizações. O corregedor lembrou que vários convênios foram assinados a fim de dar mais eficiência ao setor e que agora todos os “procedimentos foram compilados em um único instrumento”.

 

A presidente do TJPA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, afirmou que o código é bom para todos, pois vai melhorar os serviços para aqueles que o procuram. 

 

Fonte: TJPA

Posts relacionados

Listagem com cartórios vagos de Pernambuco sai em 15 dias

Giovanna
12 anos ago

IBGE divulga índices nacionais do Registro Civil 2006

Giovanna
12 anos ago

Cartilha editada pela Corregedoria Geral da Paraíba explica como funciona os Serviços Notariais e de Registro

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile