Recivil
Blog

Taxa das financeiras não atingirá consumidores, diz Anoreg MS

Logo após o Carnaval, as financeiras de veículos de Mato Grosso do Sul passarão a pagar taxa aos cartórios do Estado, referente ao registro de contratos firmados com os clientes. O pagamento da taxa está previsto em convênio celebrado entre o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e a Anoreg (Associação dos Notários e Registradores do Estado).

Agora há pouco, o presidente da Anoreg, Paulo Pedra explicou em entrevista ao programa Tribuna Livre da rádio FM Capital que a taxa não deverá atingir o consumidor que financiar a compra do carro. “Hoje quando você financia o veículo, imagina-se que a financeira vá registrar o contrato em cartório, mas isto não ocorre. Elas guardam o contrato e só fazem uso dele quando você deixa de pagar veículo”, explica.

O registro do financiamento está previsto nas regras baixadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O Procon e o Tribunal de Justiça também assinam do convênio. A taxa varia de 1 a 1,8% do valor do automóvel e corresponde à Tac (Taxa de Abertura de Crédito) que já é cobrada dos clientes pelas financeiras. O que muda é que agora, em razão dos convênios, elas serão obrigadas a utilizar o valor recolhido para pagarem o registro dos contratos.


Online

Conforme Pedra, o registro será feito via internet. O sistema para receber as informações sobre os financiamentos está sendo implantado. Haverá uma central de registros. “O tempo para se fazer o registro do contrato online será de apenas 2 minutos. A financeira envia para o sistema e os cartórios mandarão os dados para o Detran”, informou.

Pedra revela que, inicialmente, houve resistência por parte das financeiras. O sistema, segundo ele, já está em vigor em Santa Catarina e no Ceará, onde tem demonstrado eficiência.

Atualmente são realizados, cerca de seis mil financiamentos de carros por mês em Mato Grosso do Sul, conforme o presidente da Anoreg.

 

Fonte: Anoreg MS

Posts relacionados

Comarca de Bacabal recebe Central de Registros Civil

Giovanna
12 anos ago

Cartórios já podem emitir certificados digitais em SP

Giovanna
12 anos ago

Justiça do Trabalho reconhece união estável e mantém penhora de bens de propriedade da companheira

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile