Recivil
Blog

Relatório sobre a PEC do Divórcio pode ser votado

A Comissão Especial do Divórcio pode votar na quarta-feira (21) o substitutivo do deputado Joseph Bandeira (PT-BA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/99, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que autoriza o divórcio após um ano de separação de fato ou de direito. O substitutivo extingue o instituto da separação judicial e prevê apenas que o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio. A regulamentação do divórcio, inclusive no que se refere a questões como divórcio consensual e litigioso, deverá ser disciplinada por legislação infraconstitucional.

“A necessidade da separação dos cônjuges como pressuposto para o divórcio apenas protela a solução definitiva de um casamento malsucedido”, argumenta Joseph Bandeira. Além disso, continua o relator, o fim da exigência da separação como pré-requisito para o divórcio propiciará economia e celeridade processual.
Hoje a Constituição prevê que o casamento civil só pode ser dissolvido se comprovada a separação por mais de dois anos ou após prévia separação judicial por mais de um ano em casos específicos.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 8.

Veja o parecer e o substitutivo

Notícias anteriores:
Separação judicial: fim do prazo é unanimidade em debate
Deputado diz que divórcio facilitado beneficia mais pobres


 

Fonte: Agência Câmara

Posts relacionados

Falta de audiência de conciliação não impede homologação de divórcio consensual

Giovanna
11 anos ago

Gratuidade de identidade deve ser informada em cartazes

Giovanna
12 anos ago

Divulgada lista de vacâncias e declarações de vacâncias recebidas pela Corregedoria da Justiça do Paraná

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile