Recivil
Blog

Relator dá parecer favorável a PL que disciplina mediação

O Projeto de Lei nº  7.169/14, que disciplina a mediação, judicial e extrajudicial, como meio alternativo de solução de conflitos teve parecer favorável do seu relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o deputado Sérgio Zveiter.  O projeto, que havia sido enviado ao Senado no meio do ano para avaliação, voltou à Comissão e teve parecer favorável no dia 17 de dezembro.

A proposta considera mediação a "atividade técnica exercida por uma pessoa imparcial, sem poder de decisão, que auxilia e estimula as partes a desenvolverem soluções consensuais de conflitos”. Segundo o texto do parecer, “o projeto disciplina os princípios norteadores do instituto, tais como a imparcialidade do mediador, isonomia entre partes, oralidade, informalidade, autonomia da vontade, busca do consenso, confidencialidade e boa-fé”.

O deputado aponta, também, que o projeto de lei exclui do rol de casos que podem ser resolvidos por mediação os processos que envolvam filiação, adoção, poder familiar, invalidade do matrimônio, interdição, recuperação judicial ou falência.

O projeto, encaminhado pelo Senado Federal Ricardo Ferraço (PMDB/ES) se aprovado, altera Lei nº 9.469, de 10 de julho de 1997, e o Decreto 70.235, de 6 de março de 1972.


 
Clique aqui para ler o parecer.

 

Fonte: Conjur

Posts relacionados

TJ-PI nega pedido do Matizes para regulamentar casamentos

Giovanna
12 anos ago

Câmara aprova guarda compartilhada de filho quando não há acordo entre pais

Giovanna
12 anos ago

CPC 2015 não regulamenta alimentos compensatórios

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile