Recivil
Blog

Recivil prestigia lançamento do Cartório 24 horas em Minas Gerais

Desde o último dia 15 de março, todos os cartórios mineiros passaram a oferecer um serviço que permite comodidade, rapidez e segurança aos usuários da internet em qualquer horário ou lugar do mundo. Nesta data, durante o 15º Encontro de Notários e Registradores de Minas Gerais, organizado pela Serjus, a Anoreg-BR colocou à disposição da população o serviço Cartório 24 Horas (www.cartorio24horas.com.br), que permite a solicitação de certidões pela rede mundial de computadores. A medida beneficiará principalmente as pessoas que precisariam se deslocar de cidade, estado ou até mesmo de país até um dos 3,2 mil cartórios do estado.

 

Presente ao evento, o presidente do Recivil, Paulo Alberto Risso de Souza, que participou também da coletiva de imprensa que apresentou o Cartório 24 Horas, elogiou o novo serviço “que vai facilitar a vida do cidadão que precisa solicitar um documento de qualquer lugar do País, de maneira fácil, ágil e segura”, afirmou.

 

Idealizado e coordenado pela Anoreg-BR, o programa Cartório 24 Horas (www.cartorio24horas.com.br) chega ao 17° Estado brasileiro com o objetivo de “facilitar o serviço para as pessoas que não tem tempo de ir até um cartório e também oferecer agilidade, comodidade e segurança”, segundo palavras do presidente da entidade, Rogério Portugal Bacellar, que discursou durante a apresentação do novo serviço.

 

Fruto de uma parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e contando com o suporte operacional do Banco Bradesco, a Rede Brasileira de Cartórios tem como grande objetivo oferecer à sociedade o serviço de solicitação de certidões através da internet, integrando os serviços de todos os cartórios, permitindo ao cidadão ou empresa, receber suas certidões, de qualquer natureza e de qualquer cidade brasileira, no endereço indicado, inclusive no exterior, com total comodidade, rapidez, segurança, agilidade e com ótima relação custo benefício.

 

Segundo o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, em breve, a entidade disponibilizará, por meio do site do Cartório 24 Horas, a tecnologia de Certificação Digital, tornando possível aos cartórios que possuam “Certificado Digital”, enviar a certidão assinada digitalmente ao solicitante. “A chegada do Cartório 24 Horas a Minas Gerais vem para facilitar a vida do cidadão e posteriormente servirá de base para a integração e prestação de serviços eletrônicos pelos cartórios através da certificação digital”, explicou o presidente.

 

O presidente da Serjus, Francisco Resende destacou ainda a importância de todos os cartórios estarem aderindo ao Cartório 24 Horas “para que possamos mostrar como o serviço cartorário vem crescendo e proporcionando melhores condições a população”. Rezende destacou ainda a participação dos cartórios de Registro Civil no serviço “já que o registro civil é o serviço mais solicitado pela população e, através dele, podemos conseguir que toda classe se mobilize pela efetiva participação no programa”.

 

A novidade que chega ao estado mineiro já esta inserida na rotina de outros 16 estados, nos quais 15,8 milhões de pessoas já se favorecem com o trabalho desenvolvido pela Anoreg-BR. O sistema visa manter a evolução de qualidade dos serviços oferecidos à população. O projeto da instituição é levar a novidade para todos os estados até o fim deste ano. “A parceria com os correios permite que todos os cartórios possam oferecer o serviço, mesmo os não informatizados. Há uma central que recebe solicitação de certidão via internet e a encaminha eletronicamente aos correios, que fazem à impressão e o envio por Sedex para o cartório em envelope padrão da Anoreg-BR. O cartório, por sua vez, emite a certidão e envia ao solicitante, usando o mesmo envelope padrão”, esclarece Rogério Portugal Bacellar, presidente da entidade.

 

O serviço não tem validade para documentos gratuitos, como certidão de nascimento ou de óbito. Mas promete facilitar a vida de muita gente. “As certidões gratuitas não podem ser solicitadas, porque a pessoa precisa comparecer ao cartório para obtê-las”, justifica Maurício Leonardo, diretor da Anoreg-BR, acrescentando que o preço do documento vai permanecer o mesmo, mas será cobrado a taxa dos Correios. Ao fazer o pedido, a pessoa poderá optar por receber a certidão em casa por Sedex ou carta registrada. Também há opção de buscá-la no balcão dos cartórios. A opção é feita no ato do pedido, no próprio site.

 

O pagamento pode ser feito por transferência eletrônica para clientes do Bradesco, um dos parceiros do programa. Correntistas de outros bancos devem imprimir a fatura, que pode ser quitada em qualquer agência bancária, casa lotérica ou posto dos Correios. O vencimento dos boletos ocorre dez dias depois da confirmação do pedido, e a solicitação será encaminhada ao cartório depois do pagamento. 

      

Só neste ano, o portal já recebeu mais de 1 milhão de acessos de vários estados brasileiros e de 30 países, e dentro de alguns anos pretende alcançar 14 milhões de pedidos por ano.

Posts relacionados

OAB critica criação de conselho para cartórios

Giovanna
12 anos ago

Assembleia Legislativa do RJ aprova PL que determina a criação de postos de registro civil no IML

Giovanna
12 anos ago

Jurisprudência reconhece direitos e limites à proteção jurídica do nascituro

Giovanna
6 anos ago
Sair da versão mobile