Recivil
Blog

Provimento institui Central de Registros de Inventários, Partilhas, Divórcios, Separações no ES

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

Publicado em: 26/11/2007


PROVIMENTO Nº 019/2007
O Exmo. Sr. Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo, Des. Manoel Alves Rabelo, no uso de suas atribuições legais e,

CONSIDERANDO que a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo é órgão de fiscalização, disciplina e orientação administrativa, com jurisdição em todo o Estado, conforme artigo 2º da Lei Complementar Estadual 83/96;

CONSIDERANDO que, com o advento da Lei nº 11.441, de 4 de janeiro de 2007, foi permitida a realização de inventários, partilhas, separações e divórcios pela via administrativa;

CONSIDERANDO que a realização dos referidos atos estão condicionados a certos requisitos exigidos pela referida Lei;

CONSIDERANDO que a matéria é regulamentada pela Resolução nº 35, de 24 de abril de 1997, do Conselho Nacional de Justiça, que disciplina a aplicação da Lei 11.441/07 pelos serviços notariais e de registro;

CONSIDERANDO, ainda, a necessidade de ser dada plena segurança à prática de tais atos;

R E S O L V E

Artigo 1º – Fica instituído em todo o Estado do Espírito Santo, a Central de Registros de Inventários, Partilhas, Divórcios, Separações, Testamentos e suas revogações.

Art. 2º – Todos os atos necessários e relativos a Central de Registros ficarão sob a responsabilidade e às expensas do Sindicato dos Notários e Registrados do Estado do Espírito Santo – Sinoreg-ES localizado na Av. Carlos Moreira Lima nº 81, Bento Ferreira, Vitória-ES, CEP: 29.050-653.

Art. 3º – Os tabeliães de Notas e Registradores Civis das Pessoas Naturais de todo o Estado do Espírito Santo remeterão ao Sindicato dos Notários e Registradores – Sinoreg-ES, até o 15º (décimo quinto) dia de cada mês subseqüente, relação dos inventários, partilhas, separações, divórcios, testamentos e suas revogações realizadas no mês anterior.

Art. 4º – Constarão da relação:
A) Nome por extenso do falecido, separados, divorciados e testador, CPFs e RGs;
B) Espécie e data do ato;
C) Livro e folhas em que o ato foi lavrado.

Art. 5º – As informações deverão ser encaminhadas ao Sinoreg-ES pela internet através do site www.sinoreg-es.org.br ou através dos Correios. Parágrafo único – Quando as informações forem encaminhadas pelos Correios deverão ser elaboradas em 2 (duas) vias, sendo a primeira arquivada em cartório em pasta própria com o comprovante de remessa e aviso de recebimento.

Art. 6º – Os Tabeliães de Notas e Registradores Civis deverão encaminhar ao Sinoreg-ES, todos os divórcios, separações, partilhas, inventários, testamentos e suas revogações realizadas a partir da entrada em vigor da Lei 11.441/07, no prazo de 90 (noventa) dias.

Art. 7º – Os Tabeliães de Notas e Registradores Civis deverão encaminhar ao Sinoreg-ES, no prazo de 90 (noventa) dias, todos os testamentos e suas revogações realizadas a partir da vigência da Constituição Federal de 1988 e antes da entrada em vigor da Lei 11.441/07.

Art. 8º – As informações relativas aos atos constantes do registro geral, poderão ser obtidas direta e gratuitamente junto ao Sinoreg-ES ou através do site deste.

Art. 9º – Os ofícios de informação serão assinados pelo Presidente do Sinoreg-ES ou procurador por ele indicado e respondidos no prazo máximo de 5 (cinco) dias a partir de sua protocolização.

Art. 10 – O não cumprimento de qualquer determinação deste Provimento deverá ser comunicada pelo Sinoreg-ES à Corregedoria-Geral da Justiça.

Art. 11 – Este Provimento entra em vigor na data de sua publicação.

Vitória, 14 de novembro de 2007.
Des. MANOEL ALVES RABELO
Corregedor-Geral da Justiça

 

Fonte: TJES

Posts relacionados

Cartórios extrajudiciais da Paraíba podem escolher empresas que desenvolvam softwares para uso do Selo Digital

Giovanna
12 anos ago

Recivil realiza a 2ª etapa do projeto voltado para os quilombolas de Minas Gerais

Giovanna
12 anos ago

Não incide ISS em atividades de cartório, decide TJ gaúcho

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile