Recivil
Blog

Proposta criminaliza abandono material de companheiro

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1154/11, do deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), que inclui o abandono material de companheiro ou de pessoa pela qual se é legalmente responsável entre os crimes de omissão de assistência à família.

A proposta altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), que atualmente prevê punição (pena de detenção de um a quatro anos e multa) apenas para quem deixar, sem justa causa, de prover a subsistência para cônjuge, filho menor de 18 anos ou inapto para o trabalho ou ascendente inválido ou maior de 60 anos.

Assim, o código diferencia cônjuge de companheiro. Essa distinção não existe mais no novo Código Civil (Lei 10.406/02), que já prevê ao companheiro o direito a alimentos.

Davi Alcolumbre acredita que a ausência dessa medida no Código Penal livra de punição quem praticar o abandono material. “Se no Direito Civil o companheiro faz jus a alimentos, não é plausível que no Direito Penal não seja punido aquele que deixou de prover sua subsistência”, afirma o deputado.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania e também pelo Plenário.

Íntegra da proposta:
PL-1154/2011

 

Fonte: Agência Câmara

 

Posts relacionados

Por conta de laudo, TJ-RS nega adoção de criança por casal homossexual

Giovanna
12 anos ago

Dia do Pai Presente vai promover mutirões de reconhecimento de paternidade em cinco Comarcas do Interior do Pará

Giovanna
12 anos ago

Artigo – Reprodução humana assistida começa a se desjudicializar – Por Jones Figueirêdo Alves

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile