Recivil
Blog

Posto avançado de cartório amplia acesso a serviços notariais

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, participou na manhã desta sexta-feira (9/10) da cerimônia de entrega de um posto avançado do 6o Serviço Notarial e de Registro de Imóveis de Cuiabá, no CPA 2. A instalação do posto avançado atende uma determinação do Conselho da Magistratura que, à unanimidade, decidiu pela descentralização dos serviços, de modo a proporcionar maior comodidade ao cidadão usuário, evitando que tenha que percorrer longas distâncias para ter acesso a serviços notariais.

O 6o Serviço Notarial e de Registro de Imóveis de Cuiabá tem sede localizada na região sul da capital (Coxipó), e circunscrição que se estende até a região norte (CPA). Até a abertura do posto na manhã de hoje, os usuários dos serviços e residentes na grande Morada da Serra e CPA precisavam se deslocar por um longo percurso até ao cartório.
 
Além de maior facilidade para os moradores, a disponibilização dos serviços mais próximo do usuário atende um dos pilares da atual gestão do Poder Judiciário, presidida pelo desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, no sentido de ampliar o acesso aos serviços jurisdicionais, e buscar maior aproximação com a sociedade.
 
Para a administradora da Regional Norte do governo municipal, Maristela Okamura, a instalação do posto atenderá uma antiga reivindicação da população local e beneficiará aproximadamente 120 mil pessoas em toda região norte da Capital. Segundo ela, existem cerca 35 mil imóveis registrados nessa área e, a cada dia, cresce a demanda por documentos de registros de novos pontos residenciais e empresariais. 
 
Os serviços notariais e de registro são regidos pela Lei número 8935/1994, que não permite a instalação de uma filial dos cartórios em bairros diferentes. Razão pela qual, foi instalado um posto avançado, como forma de promover a acessibilidade e efetividade desse serviço judicial prestado por delegação. O posto do 6o Ofício está instalado na Rua Maranhão, no CPA 2, próximo à Praça Cultural.
 
 
 
Fonte: TJMT

Posts relacionados

Artigo – Se não houver indicação, seguro de vida deve ser pago ao último companheiro – Por Maria Berenice Dias

Giovanna
8 anos ago

Titulares de cartórios no MA obtêm liminar contra ato do CNJ que desconstituía suas nomeações

Giovanna
12 anos ago

Presidente da ALMG participa do lançamento do projeto Travessia 2009

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile