Recivil
Blog

Presidente da ALMG participa do lançamento do projeto Travessia 2009

Presidente participa do lançamento do projeto Travessia 2009

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), participou, na manhã desta terça-feira (3/3/09), do lançamento da 2a etapa do projeto Travessia, do Governo do Estado. O evento, realizado no Palácio da Liberdade, contou com a participação do governador Aécio Neves, do vice-governador Antônio Augusto Anastasia, de secretários de Estado, prefeitos e outros 30 parlamentares.

O programa Travessia organiza ações consideradas prioritárias no atendimento à população nas áreas de saúde, saneamento, educação, infra-estrutura, geração de renda e gestão social, executadas de maneira articulada e simultânea pelas secretarias de Estado. Segundo o governador Aécio Neves, esse é o principal caráter inovador do programa, já que o usual é que as políticas públicas sejam implementadas de maneira setorizada e isolada.

“Vivenciamos uma experiência inédita no Brasil de sinergia entre vários órgãos do governo, direcionados para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse. A iniciativa é um dos projetos estruturadores da área de resultados “Redução da pobreza e inclusão produtiva”, dentro do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

O encontro marcou a assinatura do termo de adesão ao programa, que irá contemplar 35 municípios, atendendo a uma população de 300 mil pessoas, com um total de R$ 190 milhões em investimentos. O objetivo é acelerar o crescimento econômico e o desenvolvimento social de municípios dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce e do Norte de Minas, que apresentam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Estão previstas aproximadamente 600 ações no cronograma de 2009.

Programa foi lançado em 2008 e atendeu cinco municípios

O Travessia teve sua 1a etapa desenvolvida no ano passado e contemplou os municípios de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Setubinha e Franciscópolis (Vale do Mucuri), Jampruca e Governador Valadares (Vale do Rio Doce). No período, foram investidos R$ 90 milhões nessas cidades por meio de 173 ações que promoveram melhoras de infra-estrutura, saúde, educação e saneamento.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Agostinho Patrús Filho, a 2a etapa do Travessia é mais ousada e está baseada nos bons resultados obtidos no municípios contemplados em 2008. O prefeito de Franciscópolis, Nilton Coimbra, referendou as palavras do secretário, ao afirmar que o projeto trouxe alternativas eficientes de inclusão social e rápida melhora na qualidade de vida das pessoas.

Ao final, o governador assinou o termo de adesão dos 35 municípios a serem contemplados na 2a etapa do projeto e entregou um documento de garantia aos prefeitos presentes ratificando a participação dos gestores no conjunto de investimentos previstos pelo Travessia.

 

Fonte: ALMG

Posts relacionados

Projeto muda regras de reconhecimento de firma para simplificar processo administrativo

Giovanna
11 anos ago

Projeto limita procurações em reuniões de condomínio

Giovanna
11 anos ago

Sistema de Controle de Certidões agiliza serviço cartorário em Salvador

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile