Recivil
Blog

PEC 22/99 – Comissão do Divórcio aprova substitutivo

A Comissão Especial do Divórcio aprovou há pouco o substitutivo do deputado Joseph Bandeira (PT-BA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/99, do deputado Enio Bacci (PDT-RS). O substitutivo acaba com a figura da separação judicial na legislação brasileira e estabelece que o casamento será dissolvido por divórcio, na forma da lei. Para Bandeira, no entanto, a Constituição não deve entrar em detalhes sobre os procedimentos, que deverão ser tratados em legislação infraconstitucional.

O texto original da PEC 22/99 apenas iguala os prazos necessários para a concessão do divórcio nos casos de separação judicial e de fato. No primeiro, a Constituição prevê a necessidade de aguardar um ano. No segundo caso, o prazo requerido é de dois anos. Na opinião do relator, apesar de a proposta original ter sido importante, porque permitiu a discussão do assunto, era “muito tímida”.

Propostas apensadas
A comissão analisou também duas propostas apensadas: a PEC 413/05, do ex-deputado Antonio Carlos Biscaia, e a PEC 33/07, do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), que propõem o divórcio direto – sugestão acatada pelo relator.

Sérgio Carneiro destacou que, 30 anos depois que um baiano – o então deputado Nelson Carneiro – deu ao Brasil o instituto do divórcio, dois outros baianos, ele e o relator, conseguiram dar mais um passo rumo à modernização da lei. “Agora precisamos nos unir para solicitar ao presidente a votação da medida no plenário, assim que a pauta for liberada”, acrescentou.

 A reunião foi encerrada logo após a votação. O presidente da comissão, deputado José Carlos Leão de Araújo (PR-BA), informou que, apesar de aprovado o relatório, o colegiado continua a existir até que a proposta seja analisada pelo Plenário.

 

Fonte: Agência da Câmara

 

 

Posts relacionados

4º Concurso Público de prova e Títulos para outorga de Delegações de Notas e de Registro de SP

Giovanna
12 anos ago

Encerradas as inscrições para Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil no município de Ipatinga

Giovanna
12 anos ago

No dia do Índio Recivil comemora resultados de projetos sociais realizados em aldeias indígenas

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile