Recivil
Blog

OAB-RS lança campanha contra a “clandestinidade civil”

Com o objetivo de dar uma identidade a pessoas de zero a 18 anos que podem ser consideradas “clandestinas” no Brasil país por não possuírem Certidão de Nascimento, a seccional gaúcha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por intermédio da sua Comissão Especial da Criança e do Adolescente, lançou, na manhã desta quinta-feira (18/10), a Ação de Cidadania – Registro Tardio de Nascimento: Pelo Direito de Existir.

Segundo informações da OAB-RS, a iniciativa pretende estimular e efetivar o registro oficial de crianças e adolescentes que, por “não existirem” oficialmente, não têm direito a usufruir das políticas públicas governamentais.

O presidente da seccional, Claudio Lamachia, destacou que não há estatísticas formais no país, mas que a Unicef estima em 10% o índice da população infanto-juvenil brasileira ainda não registrada. “São pessoas que simplesmente ‘não existem’ para os órgãos públicos e nem estão nas estatísticas oficiais”, explicou.

 

Fonte: Última Instância – 21.10.07

Posts relacionados

Concurso MG – Edital 02/2011 – EJEF retifica o resultado da análise dos requerimentos de isenção do pagamento do valor da inscrição

Giovanna
12 anos ago

Ativistas propõem registo gratuito de nascimento para todas as idades em Angola

Giovanna
12 anos ago

Auxiliar impede golpe de R$ 20 mil em cartório de São Mateus (SP)

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile