Recivil
Blog

Ativistas propõem registo gratuito de nascimento para todas as idades em Angola

O seminário sobre Direitos Humanos para actores estatais e da Sociedade Civil, realizado de segunda a quinta-feira, no Lubango, pediram ao Ministério da Justiça que promova uma campanha de registo de nascimento gratuito para todas as idades.

Os mais de 30 participantes reconheceram a importância da gratuitidade do registo de nascimento para crianças até aos 5 anos, na conservatória, mas consideram que a falta de Bilhetes de Identidades ou de outro documento de identificação pessoal dos país ou tutores de menores tem condicionado a atribuição das cédulas pessoais.

Os participantes sugeriram que o registo civil gratuito dos adultos pode ser efectuado mediante o testemunho de autoridades tradicionais e religiosas para impedir que estrangeiros obtenham documentação angolana.

Além disso, defenderam a redução dos emolumentos para incentivar o registo de nascimento e a aproximação dos serviços de Justiça à população, sobretudo das zonas rurais.

Os activistas de Direitos Humanos manifestaram preocupação com os elevados casos de “justiça por mãos próprias” na província, realçaram o caso de professores mortos, na Jamba Mineira, por terem atropelado uma criança e pediram a intervenção das autoridades para punir os autores deste crime, que chocou a sociedade huilana.

Face a este quadro, sugeriram a promoção de campanhas de sensibilização sobre as medidas de prevenção criminal.

 

Fonte: Jornal de Angola

 

Posts relacionados

Encontro Regional é realizado em Muriaé

Giovanna
12 anos ago

Bem de família pode ser penhorado em execução de sentença civil que homologa acordo para reparação de crime

Giovanna
12 anos ago

Corregedoria recomenda adoção de sistema de registro eletrônico de imóveis

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile