Recivil
Blog

Mutirão para erradicar o sub-registro civil já passou por 14 comarcas baianas

Dando continuidade ao Programa de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento, Cartórios de Registro Civil de Nascimento, 17 comarcas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) participam do mutirão de emissão de primeira e segunda via do Registro Civil e sua respectiva Certidão de Nascimento. 

O mutirão já passou pelas cidades de Santo Amaro, Planalto, Poções, Camaçari, Santa Bárbara, Valença, Taperoá, Camamu, Wenceslau Guimarães, Vitória da Conquista, Encruzilhada, Ferira de Santana, Jequié e Eunápolis.

O programa é uma iniciativa da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH) e visa criar condições para garantir a todos os brasileiros a emissão do primeiro documento básico da cidadania, gratuitamente.

Um problema histórico no Brasil, o sub-registro tem maior ocorrência nas camadas mais pobres da sociedade e nas regiões Norte e Nordeste do País. Contudo, os mutirões e diversas ações para erradicar essa situação têm surtido efeito. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a média nacional de crianças sem registro de nascimento caiu mais de 50% em cinco anos.

Em 2002, o índice era de 20,9%, e recuou para 12,2% em 2007, atingindo 8,2% em 2009. O objetivo do governo do Brasil é reduzir a 5% o índice de sub-registro de nascimento, patamar considerado pelos padrões internacionais como erradicação. 

As próximas comarcas baianas a participar do mutirão serão Seabra, no dia 31 de maio; Ibicoara, no dia 1º de junho; Morro do Chapéu, 2 de junho e Santo Antônio de Jesus, no dia 8 de junho.

Fonte: TJBA 

 

 

 

Posts relacionados

Concurso MG – Edital n. 02/2011 – EJEF exclui candidato da lista de inscritos como portadores de deficiência em virtude de erro material

Giovanna
12 anos ago

Judiciário é mais uma entrave do que uma solução na questão da adoção

Giovanna
12 anos ago

Parecer 1º Turno PL determina que cart. de RC comuniquem ao Detran falecimento de portador de CNH

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile