Recivil
Blog

Mulher consegue mudar nome de Adilma para Tatiane

Uma mulher conseguiu na Justiça a alteração de seu nome no registro civil para Tatiane, como sempre foi chamada por seus familiares e pessoas mais próximas. O juiz Vandré Marques e Silva, de Wanderlândia/TO, considerou procedente a ação de alteração de registro civil, ajuizada pela autora, para substituir o nome Adilma.

 

O nome Tatiane foi escolhido pela mãe para registrar a filha, desde o momento em que nasceu. Entretanto, na hora de registrar a criança no cartório, o pai a registrou com o nome de Adilma, a fim de atingir sua esposa – mãe da autora – por estarem passando por um período complicado no relacionamento.

 

Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que o pedido merecia ser acolhido, em atenção ao princípio fundamental da dignidade da pessoa humana. Segundo ele, na ação, Tatiane disse nunca ter gostado de seu nome e que sempre sofreu por ser chamada de Adilma.

 

Além disso, ressaltou que o fato de ela ter um nome que não lhe agrade ou represente, fez com que pedisse a todos que a chamassem pelo nome escolhido por sua mãe, e não por aquele que constava no registro civil. "Quando uma pessoa reconhece a autora como Adilma, esta fica emocionalmente abalada, triste e extremamente desconfortável com a situação", pontuou o juiz.

 

Desse modo, julgou procedente o pedido para determinar a mudança de nome no registro civil da autora.

 

Processo: 0000200-46.2016.827.2741


Veja a decisão.

 

 

Fonte: Migalhas

 


 

Posts relacionados

Arpen-SP abre inscrições para Seminário Nacional de Implantação do Registro Civil Eletrônico

Giovanna
12 anos ago

Imposto de Renda. Titular de Serviço Notarial. Despesas. Dedutibilidade da Receita Decorrente do Exe

Giovanna
12 anos ago

Justiça paulista impede tributação de herança recebida no exterior

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile