Recivil
Blog

Imposto de Renda. Titular de Serviço Notarial. Despesas. Dedutibilidade da Receita Decorrente do Exe

Conforme disposição literal do art. 10 da Lei 8.383/91, os titulares de serviços notariais e de registro poderão deduzir, da receita decorrente do exercício da respectiva atividade, para fins de Imposto de Renda, a soma dos valores referentes à remuneração paga a terceiros, desde que com vínculo empregatício, e aos encargos trabalhistas e previdenciários; os emolumentos pagos a terceiros e as despesas de custeio pagas, necessárias à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora (art. 6º da Lei 8.134/90).
A dedutibilidade das despesas de custeio indispensáveis à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora requer comprovação por prova documental hábil e idônea dos dispêndios efetuados, e, ainda, que os recibos e notas fiscais reúnam elementos capazes de identifi car o comprador e os bens adquiridos. Unânime. REO 1998.01.00.050343-0/GO, Rel. Des. Federal Maria do Carmo Cardoso, julgado em 02/05/06.

Fonte : Assessoria de Imprensa

Posts relacionados

Anoreg impugna resoluções sobre reorganização dos serviços notariais em Goiás

Giovanna
12 anos ago

Recivil inicia Cursos de Qualificação do ano de 2013 na cidade de Passos

Giovanna
12 anos ago

Portaria Conjunta nº 960/PR/2020 – Altera período de suspensão do atendimento presencial no âmbito dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais

Giovanna
6 anos ago
Sair da versão mobile