Recivil
Blog

MPRO lança campanha de reconhecimento espontâneo de paternidade em Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania, lançou junto a instituições das redes estadual e municipal de ensino a Campanha de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade. Com a iniciativa, o MP está orientando escolas a identificarem casos de alunos que não possuam o nome paterno nos documentos pessoais para posteriormente encaminhá-los à Promotoria da Cidadania.

O Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira, coordenador da campanha, explica que a campanha tem como objetivo central o reconhecimento espontâneo da paternidade. Desse modo, de posse das informações dos estabelecimentos de ensino, a Promotoria de Justiça da Cidadania entrará em contato com a mãe do estudante, que poderá, se assim desejar, indicar o nome do pai da criança. O suposto pai será então convidado a fazer o reconhecimento de modo voluntário. O integrante do Ministério Público destaca que o reconhecimento de filhos havidos fora do casamento é regido pela Lei Federal nº 8.560/92.

Ao lançar a campanha, o Promotor de Justiça ressalta o direito fundamental de filiação paterna de crianças e adolescentes matriculadas na rede pública de ensino, interesse difuso decorrente do direito da personalidade. Ele afirma ainda que o registro de nascimento é um documento essencial para o exercício da cidadania.

 

Fonte: Ministério Público de Rondônia

 

 

Posts relacionados

Lei reflete mudanças da família brasileira

Giovanna
12 anos ago

Cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul terão base de dados eletrônica

Giovanna
12 anos ago

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode ser inserido nas certidões de nascimento

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile