Recivil
Blog

Procuração pública teria evitado quebra de sigilo, esclarece Anoreg

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) considerou positivas as medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para ampliar a segurança do sistema de dados fiscais da Receita Federal. De acordo com o presidente da entidade Rogério Bacellar, a exigência de uma procuração pública para pedidos de informações aumentará a segurança jurídica do processo. Antes havia um formulário de procuração da Receita que só exigia o reconhecimento de firma em cartório.

"Hoje, temos cartórios com sistemas de controle de primeiro mundo. O tabelião vai redigir a procuração na presença do cidadão, poderá colher as impressões digitais pelo sistema de biometria e até fotografá-lo. Temos assim um controle maior da procuração e evitamos que esses casos [como da filha do candidato à presidência José Serra] se repitam", explica.

De acordo com Bacellar, o convênio assinado pela entidade com a Polícia Federal poderá inclusive, no futuro, identificar o cidadão através da sua impressão digital. "Assim que o interessado na procuração chegar ao cartório poderemos ter todas as informações e checar sua identidade. Isso com certeza afastará os estelionatários", acredita.

Além disso, os cartórios passarão a informar eletronicamente à Receita Federal as informações sobre procurações emitidas para obtenção de dados fiscais. "Já temos em funcionamento o sistema da DOI [Declaração sobre Operações Imobiliárias] onde repassamos eletronicamente todos a transações de aquisição ou alienação de imóveis. Para os cartórios não haverá problema. Será necessário apenas adaptar o modelo existente", finaliza o presidente da Anoreg-BR.

 

Fonte: Jornal Brasil – DF

 

Posts relacionados

Cartório de Pirapora promove a 13ª edição dos casamentos comunitários

Giovanna
12 anos ago

Comissão do Concurso dos Cartórios toma decisões administrativas durante reunião no TJPB

Giovanna
11 anos ago

Relatório Justiça em Números traz índice de conciliação

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile