A Comarca de Sorriso, localizada a 420 km ao Norte de Cuiabá, realizou no último sábado (28 de junho) um grande mutirão de audiência para a regularização da certidão de nascimento de crianças que foram registradas apenas no nome materno. A iniciativa, uma das etapas do projeto “Pequeno Cidadão”, reuniu mais de 500 pessoas no Fórum local onde, durante todo o dia, foram realizadas cerca de 150 audiências. Ao todo, 76 crianças já saíram do mutirão com a documentação devidamente regularizada. Além disso, foram realizados 31 exames de DNA e outros 43 casos foram encaminhados para a Defensoria Pública.
Com a participação dos Poderes Executivo e Legislativo do município, foi possível oferecer à população exames de DNA de maneira gratuita, ofertados por dois laboratórios locais de análises clínicas que colaboraram para a realização da coleta de material. Também estiveram presentes uma equipe do Cartório de Registro Civil, com tabelião e 14 funcionários, que realizaram as devidas lavraturas nas certidões de nascimento. “Retificamos as certidões de nascimento em relação às pessoas que tiveram sua paternidade reconhecida nas audiências presididas pelos juízes, já saindo o ‘pequeno cidadão’ com sua documentação devidamente regularizada e tudo de forma gratuita”, destacou o juiz diretor do Foro, Wanderlei José dos Reis.
O projeto “Pequeno Cidadão”, iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, conduzida pelo desembargador Orlando de Almeida Perri, oportuniza aos pais, de forma simples, responsável e econômica, o reconhecimento da paternidade. A medida também evita o registro de nascimento tardio e estimula o reconhecimento voluntário da paternidade.
Siga nossas redes sociais