Recivil
Blog

Matéria sobre carteira de identidade avança na ALMG

Objetivo do projeto de lei é divulgar, em órgãos do Estado, os casos de gratuidade de emissão do documento.


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer pela legalidade ao Projeto de Lei (PL) 3.720/13, do deputado Ivair Nogueira (PMDB). A proposição dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartaz, nos Postos de Identificação da Polícia Civil e nas Unidades de Atendimento Integrado do Estado, informando sobre a gratuidade da emissão da primeira via da carteira de identidade e da segunda via, nos casos de furto ou roubo notificados. Na reunião desta terça-feira (9/4/13), o relator, deputado Gustavo Perrella (PDT), opinou em favor da tramitação da matéria, na forma do substitutivo nº 1 que apresentou.

De acordo com o autor do projeto, o objetivo é fortalecer o princípio constitucional da publicidade, sendo que a divulgação da gratuidade de expedição de documento de identidade, nos casos em que a lei estadual especifica, contempla ao mencionado princípio.

Em sua análise, o relator apresentou o substitutivo nº 1, que dá nova redação ao artigo 1º da matéria, ao incluir que fica obrigatória a afixação dos referidos cartazes em local visível e de fácil leitura.

O projeto, agora, será enviado para a Comissão de Segurança Pública, para análise quanto ao mérito, em 1° turno.



Fonte: ALMG
 
 
 

Posts relacionados

Audiência de conciliação pode deixar de ser necessária em separação judicial

Giovanna
12 anos ago

Proposta dispensa audiência de conciliação em separações

Giovanna
12 anos ago

Campanha pela certidão de nascimento protagonizada pelo jogador Ronaldo será lançada hoje

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile