Recivil
Blog

Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas é realizado em Varginha

Varginha (MG) – A cidade de Varginha, localizada na região do Sul de Minas, foi sede do Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas, realizado nos dias 28 e 29 de julho de 2012. Aproximadamente 30 pessoas, entre titulares, substitutos e escreventes das serventias da região participaram do evento, que aconteceu durante todo o final de semana no Podium Apart Hotel.

 

Titulares da região de Varginha participaram do Curso de Notas

 
O curso foi ministrado pelo instrutor Leandro Correa, que trabalhou temas como reconhecimento de firma, autenticação procuração, escrituras e ata notarial.

Leandro aproveitou a oportunidade para chamar a atenção dos colegas para a importância da diligência e eficiência nos serviços prestados. “O Tabelionato de Notas não possui definição de prazo para entrega de alguns serviços, no entanto, não é sinônimo de eficiência pedir cinco dias para entregar uma certidão que muitas vezes está ao alcance do tabelião no momento. É hora de mudarmos o pensamento”, declarou Leandro.

O professor Leandro Correa ministrou aulas sobre Reconhecimento de Firma, Autenticação, Procuração e Escrituras

O instrutor afirmou ainda que os tabeliães devem ter cuidado e serem diligentes na elaboração das escrituras. Para tanto, Leandro apresentou um esquema padronizado como sugestão para ser usado nas serventias. “Esta é apenas uma sugestão para as escrituras. Aqui estão todos os itens que devem estar contidos nas escrituras. No entanto, cada tabelião tem seu próprio estilo de texto e linguagem, por isso sou contra modelos prontos. O importante é trabalhar dentro da legalidade e não deixar de fora da escritura nenhum desses itens”, explicou.

Os Cursos de Qualificação objetivam atender o maior número possível de serventias e desta forma há um limite de duas inscrições por cartório. Os registradores que querem inscrever mais de duas pessoas terão que aguardar por vagas na lista de espera.  Para o curso de Tabelionato de Notas, o Sindicato dá prioridade aos oficiais de Registro Civil com Atribuição Notarial, as serventias de tabelionato puro também são encaminhadas para a lista de espera. O Recivil faz a confirmação de todas as inscrições. Surgindo vagas, são contemplados os alunos que constarem na lista de espera.

A cidade de Governador Valadares receberá o próximo Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas nos dias 4  e 5 de agosto.

Ao final do evento os alunos posaram para a foto oficial da turma com certificados em mãos

 

Posts relacionados

Direito real de habitação assegura moradia vitalícia ao cônjuge ou companheiro sobrevivente

Giovanna
12 anos ago

País tem 1º banco para guardar testamento vital

Giovanna
11 anos ago

Clipping – Globo – Encontro com Fátima Bernardes – Decisão do STF facilita a troca de nome de transexuais e transgêneros

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile