Recivil
Blog

Manifestação de uma parte é suficiente para decretação do divórcio

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Como o divórcio é um direito potestativo — incontroverso, que não admite contestação —, a manifestação de um dos cônjuges é suficiente para que a separação seja decretada.

O entendimento é do juiz André de Souza Dantas Vieira, da 2ª Vara de Família de Camaçari (BA). A decisão e desta segunda-feira (15/2).

“Entendo tratar-se de procedimento administrativo onde não há de se falar em litigantes e sim interessados. Ora, não há bens a serem partilhados, nem mesmo filhos, repita-se. Os envolvidos poderiam, inclusive, postular tal decretação de divórcio no ‘cartório’, não envolvendo o Poder Judicial em suas questões: casaram-se e querem se separar. Pronto”, afirmou o magistrado.

O juiz também destacou que qualquer pessoa casada pode ingressar com o pedido consensual ou litigioso de divórcio, independentemente do tempo de separação judicial ou de fato.

“Como não existe mais o requisito temporal, inexiste, pois, a prévia necessidade de separação judicial. E, por se tratar de direito potestativo, descabida a ‘citação do réu’ para se manifestar sobre a pretensão da parte autora”, conclui a decisão.

8000746-56.2021.8.05.0039

 

Fonte: Conjur

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Posts relacionados

Aviso nº 43/CGJ/2011 – CGJ-MG publica aviso sobre a nova redação atribuída pela Lei nº 19.414/10 ao artigo 20 da Lei nº 15.424/04

Giovanna
12 anos ago

Deficientes visuais poderão ter atendimento facilitado nos cartórios

Giovanna
12 anos ago

Interesse do menor autoriza mudança de competência no curso do processo por alteração de domicílio das partes

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile