Recivil
Blog

Proposta permite que viúva retome o nome de solteira

O Projeto de Lei 150/19 estabelece que, comprovada a viuvez por meio do assento de óbito, o cônjuge superveniente poderá retomar o nome de solteiro, averbando-se a alteração. O texto acrescenta dispositivo na Lei dos Registros Públicos (6.015/73).

 

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado José Nelto (Pode-GO), essa providência já foi considerada válida por uma das turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou uma viúva a retomar o nome de solteira.

 

“Como o divórcio e a viuvez são associados ao mesmo fato – a dissolução do vínculo conjugal –, não haveria justificativa para que apenas na hipótese de divórcio se autorize a retomada do nome de solteiro”, disse o parlamentar.

 

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Proposta semelhante (PL 10554/18), de autoria do ex-deputado Deley (PTB-RJ), tramitou na legislatura passada, mas foi arquivada por não ter sido analisada nas comissões da Câmara.

 

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
PL-150/2019

 

 

Fonte: Agência Câmara

 

 

Posts relacionados

Ministro reafirma impossibilidade da remoção de serventuários sem concurso

Giovanna
11 anos ago

Corregedores se reúnem em Brasília para discutir divórcio em cartórios

Giovanna
12 anos ago

Recivil marca presença em Audiência Pública para discutir ações da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua

Giovanna
3 anos ago
Sair da versão mobile