Recivil
Blog

Mais três cartórios em Goiânia implantam o Selo Eletrônico

Foi feita hoje, às 16 horas, na Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), a entrega simbólica dos selos físicos remanescentes de três cartórios de Goiânia . O 8º Tabelionato de Notas e Oficialato de Registro de Contratos Marítimos, o Registro Civil das Pessoas Naturais da 4ª Circunscrição e o Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Circunscrição denotaram total adesão ao sistema do Selo Eletrônico. Estiveram presentes a juíza-auxiliar da CGJGO e coordenadora do projeto do Selo Eletrônico, Camila Nina Erbetta Nascimento e Moura e o diretor da Divisão do Extrajudicial, Marco Antônio de Oliveira Lemos Júnior.

“O novo sistema acelera o trabalho nos cartórios e dificulta a ação dos falsários. O selo físico, se aquecido, soltava do papel com facilidade, tornando possível a utilização do mesmo em outro documento que não era oficial, nem mesmo válido. Isso agora não é mais possível”, afirma o titular do Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Circunscrição, Jânio Rodrigues de Oliveira. A devolução dos selos físicos após a implantação do Selo Eletrônico foi uma determinação contida no Provimento nº 007/2012, que foi assinado por Beatriz Figueiredo em setembro deste ano e estabeleceu normas para a adequação das serventias ao projeto e prazo de 60 dias, contados a partir da certificação de implantação, para os cartórios concluírem a “automação do processo relativamente a todos os atos de seu ofício, findando a utilização de selos físicos”. Posteriormente, foi editado o Provimento 13/2012, pelo qual as serventias foram autorizadas a incinerar os selos físicos remanescentes, desde que com autorização da diretoria do Foro de suas comarcas de origem.

“Os cartórios que já aderiram ao selo eletrônico devem comunicar à CGJGO, porque a partir desta data, os selos físicos que seriam de sua utilidade tornam-se inválidos, lembra Marco Antônio. De acordo com Murillo Cortizo Vidal, suboficial do Registro Civil das Pessoas Naturais da 4ª Circunscrição de Goiânia, esse primeiro momento é de adaptação. Segundo ele, ficaram 38.655 selos físicos remanescentes, depois da implantação do selo eletrônico. “Apesar de ser uma novidade, já podemos vislumbrar que o trabalho vai ficar mais rápido e eficiente”, relata.

Toniamar Barcelos da Rocha Quirino, é tabeliã substituta do 8º Tabelionato de Notas e Oficialato de Registro de Contratos Marítimos de Goiânia e afirma que, com o selo eletrônico, estão remanescentes no cartório 26.552 selos físicos. “Não temos mais a responsabilidade de guardar selos. O trabalho está mais seguro e proveitoso. Além disso, fazer a verificação do documento é mais fácil, evitando problemas maiores”, conta a tabeliã.

 

Fonte: TJGO

 

 

Posts relacionados

Desembargador lança obras sobre serviço notarial e registro público

Giovanna
10 anos ago

Recivil realiza Curso de Qualificação em Registro Civil na cidade de Ipatinga

Giovanna
12 anos ago

Idoso em união estável pode doar bens antes de casamento

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile