Recivil
Blog

Desembargador lança obras sobre serviço notarial e registro público

O desembargador Marcelo Rodrigues lançou, na terça-feira, 29 de março, a segunda edição dos livros “Código de Normas dos Serviços Notariais do Estado de Minas Gerais Comentado” e “Tratado de Registros Públicos e Direito Notarial”. O evento foi realizado na sede da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), em Belo Horizonte.
 

Os livros abordam a doutrina das atividades reguladas na Lei dos Registros Públicos e na Lei de Protesto (9.492/1997), além da Lei dos Cartórios (8.935/1994) e da legislação de direito material aplicada às atividades do extrajudicial. Contém indicação atualizada de toda a legislação aplicável, jurisprudência selecionada dos principais tribunais do País, sentenças da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte e enunciados das súmulas do STF e do STJ.
 

Ambas as obras estão em conformidade com o novo Código de Processo Civil, vigente desde 18 de março, e com o novo Estatuto da Pessoa Deficiente (Lei 13.146), em vigor desde janeiro.
 

 

Currículo
 

Marcelo Rodrigues é desembargador desde 7 de abril de 2006 e integra a 2ª Câmara Cível do TJMG. O magistrado é autor de várias publicações sobre as atividades dos cartórios extrajudiciais e sobre direito civil. Atuou na Corregedoria-Geral de Justiça como assessor especial da comissão encarregada da elaboração do anteprojeto do Código de Normas do Extrajudicial. O trabalho resultou na edição do Provimento CGJ 260/13, com 1.073 artigos, considerada uma das mais avançadas consolidações normativas do País e modelo para outras corregedorias.

 

 

Fonte: TJMG

Posts relacionados

Independe de prazo certo a extinção de usufruto pelo não uso de imóvel

Giovanna
12 anos ago

Tabeliã indeniza por erro em registro

Giovanna
12 anos ago

UE aprova regras que atingirão só 14 Estados

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile