Recivil
Blog

Ipatinga recebe edição do Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas

Ipatinga (MG) – A cidade de Ipatinga recebeu nos dias 29 e 30 de outubro mais uma edição do Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas. O evento contou com a participação de novos registradores civis que recentemente assumiram serventias em todo o Estado. Esta foi a 58ª edição dos cursos de qualificação e foi marcada pela emoção da despedida da instrutora Edna Fagundes Marques.

Nos dois dias de evento, os registradores debateram a legislação e a prática do Tabelionato de Notas no Estado de Minas Gerais. Apesar de não existir uma legislação especifica sobre o assunto, diversos provimentos regulamentam a profissão. A instrutora Edna Fagundes Marques debateu com os alunos temas como reconhecimento de firma, autenticação de documentos, lavramento de escrituras e atas.

Dezenas de registradores compareceram a 58ª edição do curso em Itabira

Quem também participou do curso foi a advogada do Recivil, Marcela Cunha, que falou aos participantes sobre as isenções apresentadas pela redação do artigo 20 da Lei 15.424/04, que ainda geram dúvidas entre os Oficiais. Além das isenções, Marcela falou sobre a cobrança do arquivamento no Tabelionato de Notas, item que tem sido debatido constantemente pelos representantes da área.

O curso realizado em Ipatinga foi marcado pela despedida da instrutora Edna Marques, que voluntariamente pediu desligamento dos cursos de qualificação por incompatibilidade de agenda. Edna é Oficiala do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Itabira e mãe de dois filhos, o que demanda grande parte de seu tempo e atenção.  A instrutora esteve à frente dos cursos de notas realizados pelo Sindicato desde 2009. Edna foi selecionada como instrutora do Recivil em março de 2008, juntamente com o colega Helder Silveira, que ministra os cursos de registro civil.

A instrutora Edna Fagundes Marques tirou dúvidas dos oficiais sobre os atos exercidos no tabelionato de notas

“Desde o início me senti lisonjeada por ter sido selecionada, em 2008, como instrutora dos Cursos de Qualificação – MóduloTabelionato de Notas pelo Recivil, a quem sou eternamente grata pela confiança depositada em mim, acreditando que a qualificação dos nossos colegas era o objetivo maior a ser alcançado. Fico feliz com os novos instrutores, muito capacitados e que irão continuar os trabalhos junto aos nossos colegas. Já estou me aperfeiçoando no Registro Civil, que é a minha atual função, a qual desempenho com paixão. Quero dizer ainda que, o maior crescimento foi meu, que tive oportunidade de conhecer e aprender com nossos colegas registradores civis desse nosso imenso Estado, com tantas peculiaridades, chamado Minas Gerais”, declarou Edna.

Dois novos instrutores para o curso de notas do Sindicato foram selecionados em agosto deste ano. Entre eles está a Oficiala de Registro Civil de Imbé de Minas, Joana de Paula Araújo, que a partir do próximo mês dividirá os cursos de notas com o também instrutor Leandro Corrêa Miranda. Joana participou do curso em Ipatinga e elogiou a interação da turma nas aulas. Ela afirmou que irá se dedicar para atender as expectativas dos alunos.

“O curso foi muito bom. A turma estava muito interessada e ansiosa para tirar as dúvidas de questões que vivenciam no dia a dia. Houve muita interação entre os alunos e a instrutora Edna o ministrou com segurança e domínio de conteúdo. Na qualidade de nova instrutora, estou disposta a dedicar-me para atender as expectativas dos alunos e do Recivil. Parabéns ao Sindicato pela iniciativa de buscar sempre o aprimoramento da classe”, afirmou Joana.

Ao final do evento, a equipe do Recivil, representada pela advogada do Sindicato, Marcela Cunha, homenageou a instrutora e entregou flores em agradecimento aos serviços prestados em beneficio dos registradores e notários nos últimos dois anos.

A advogada do Recivil, Marcela Cunha, representou toda a equipe ao homenagear a instrutora

“Estou aqui para falar em nome de toda a equipe do Recivil e em nome de todos os nossos filiados. Queremos neste momento prestar uma sincera e justa homenagem. Professora Edna, você é sinônimo de seriedade, de busca pelo conhecimento, de partilha com os colegas. Digna de ser chamada de excelência. Seu esforço, sua dedicação e seu brilho nos olhos ao lecionar nos enchem de orgulho. Quantas vezes você abriu mão do convívio familiar para estar ao lado dos colegas de profissão, para ensinar, ajudar e responder dúvidas. Como já dizia Galileu Galilei “não se pode ensinar tudo a alguém. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo”. Peço licença poética para citar Drummond de sua querida Itabira: “Gostaríamos de te desejar tantas coisas, mas nada seria suficiente. Então, desejamos apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes. E que eles possam te mover a cada minuto, para sua felicidade”, declarou a advogada acompanhada pela emoção dos alunos.

Ao final do curso os alunos posaram para a foto com os certificados em mãos.

Turma posa com certificados em mãos ao final do evento

Amigos e colegas se despedem da instrutora

O anúncio da saída voluntaria da instrutora Edna Marques gerou pesar entre os colegas. O Recivil recebeu mensagens de apoio e agradecimento pelo trabalho realizado por ela.

“Como representante do Recivil só tenho o que agradecer a instrutora Edna por todo este tempo em que comandou o nosso curso de notas. Os cursos de qualificação eram um sonho antigo meu e de muitos colegas, e a Edna veio com brilhantismo, juntamente com o Helder, fazer dele uma realidade. É com pesar que nos despedimos da Edna professora, mas com certeza continuaremos a contar com a Edna registradora, amiga e colega de profissão. Desejo a ela muito sucesso, alegria, saúde e sabedoria, para que continue a ensinar sempre.” 

Paulo Risso – presidente do Recivil

 

“A Edna é uma pessoa muito especial, muito dedicada ao seu trabalho. Aprendi muito com ela. Essa mineirinha tem uma simpatia que é única e contagiante.”

Deivid Almeida – Analista de desenvolvimento do Cartosoft, trabalhou com a instrutora no desenvolvimento do módulo notas para o programa.

 

“Falar sobre a Edna é tarefa árdua, visto que os adjetivos são insuficientes para qualificá-la! Pessoa brilhante, meiga, porém firme, zelosa, competente, cônscia de sua nobre função de registradora das pessoas naturais. Todos que a conhecem e fazem parte de seu convívio podem ser considerados privilegiados de poder contar com tão dedicada pessoa e toda a classe de registradores e notários pode sentir-se muito bem representados por ela. Aqui fica explícito reconhecimento por sua amizade, o meu respeito e admiração por essa pessoa tão especial.” 

Helder Silveira – Instrutor do Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil

 

“Foi com pesar que tomei conhecimento do pedido de desligamento da Edna como instrutora do Curso de Notas do nosso Sindicato. Somos eternamente gratos a ela pela sua valiosa contribuição. Obrigado.”

Aroldo Fernandes – Oficial de Registro Civil de Coração de Jesus e Diretor Regional do Recivil

 

“Gostaria de agradecer a Edna pela dedicação e disponibilidade dispensada a todos os registradores, bem como seu rico embasamento teórico e prático com que conduziu todo o curso, sempre preocupada em fazer de todos bons profissionais.”
 
Ana Cláudia Viana Neves – Oficiala de Registro Civil de Espinosa e Diretora Tesoureira do Recivil

 

“Raras são as pessoas que despertam admiração unânime por onde passam. A Edna é uma dessas pessoas. Com seu jeito simples, acolhedor, ela desperta os melhores sentimentos. Ela consegue ser não só referencial na área notarial e de registro, como também, exemplo de luta, de persistência, de competência. Sempre com um sorriso no rosto, desempenha suas múltiplas funções com maestria: É mãe amorosa e protetora; é esposa companheira; é registradora e conselheira; é professora atenciosa! É exemplo de vida! Sinto-me privilegiada, por tido a oportunidade de conhecer essa pessoa linda”.

Marcela Cunha – Advogada do Recivil, assessorou a instrutora nos cursos de notas.

Edna abraça a nova instrutora Joana de Paula Araújo após receber a homenagem

 

 

 


 

Posts relacionados

Anulada a taxa administrativa para pedidos de certidões via CRC-MG

Giovanna
6 anos ago

Servidores de cartórios de Salvador paralisam atividades pela quarta vez

Giovanna
12 anos ago

STJ 25 Anos fala de barriga de aluguel

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile