Recivil
Blog

Especialistas renomados lideram debates no Conarci Acadêmico 2023

O concurso contará com a participação de três especialistas de renome internacional: Profa. Dra. Mónica Jardim, Dra. Madalena Teixeira e Dr. Gilberto Bahia de Oliveira

A segunda edição do Conarci Acadêmico, concurso de artigos de caráter científico, está se aproximando com o objetivo de lançar luz sobre discussões relevantes acerca dos temas relacionados ao Registro Civil das Pessoas Naturais. O concurso, promovido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), ocorrerá durante o Conarci 2023 e contará com a participação de três especialistas de renome internacional: Profa. Dra. Mónica Jardim, Dra. Madalena Teixeira e Dr. Gilberto Bahia de Oliveira.

O evento reunirá estudantes, bacharéis em Direito, oficiais e substitutos de Registro Civil das Pessoas Naturais, notários, registradores e demais profissionais da área jurídica interessados em aprofundar seus conhecimentos e debater as tendências atuais desse campo vital. O Conarci Acadêmico proporcionará um espaço de troca de ideias e pesquisa, incentivando a produção de conhecimento no âmbito do Registro Civil.

O primeiro painel – A identidade do Registro Civil como concretização da autodeterminação informativa – será comandado pela Dra. Madalena Teixeira, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Além conservadora de Registros e membro permanente do Conselho Consultivo do Instituto dos Registos e do Notariado (Portugal), foi palestrante em diversos fóruns, nacionais e internacionais, dedicados aos temas do Direito Registral, e é autora de inúmeros artigos e publicações no domínio do Direito Registral.

Na sequência, a Profa. Dra. Mónica Jardim, ministra as apresentações dos temas relacionados “A inclusão por meio do Registro Civil das Pessoas Naturais: novas fronteiras”. A docente é professora-doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde é regente da segunda turma da disciplina de Direito das Coisas, da disciplina de Direitos Reais II e da disciplina de Direito dos Registos e do Notariado. Presidente do Centro de Estudos Notariais e Registais. Membro cooptado, por reconhecido mérito científico, do Conselho do Notariado de Portugal.

O Dr. Gilberto Bahia de Oliveira finaliza o concurso moderando as apresentações sobre “Povos originários e o RCPN: registro, identificação e dados estatísticos”. Com vasta experiência no cenário judicial, o Dr. Gilberto Bahia de Oliveira é juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e desempenha o papel de membro colaborador das Regiões 1 e 2 da Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição do TJBA.

O Conarci Acadêmico 2023 consiste em um concurso de artigos que abordam temas cruciais relacionados ao Registro Civil das Pessoas Naturais. Os trabalhos apresentados devem ser originais e podem ser desenvolvidos por até três autores, sendo que apenas um representante fará a apresentação no congresso, caso a pesquisa seja selecionada. A pluralidade de perspectivas e abordagens contribuirá para debates ricos e esclarecedores.

Os tópicos que guiarão a pesquisa este ano incluem: “A identidade do Registro Civil como concretização da autodeterminação informativa”, que será moderado pela Professora Dra. Mónica Jardim; “A inclusão por meio do Registro Civil das Pessoas Naturais: novas fronteiras”, sob a orientação da Dra. Madalena Teixeira; e “Povos originários e o RCPN: registro, identificação e dados estatísticos”, sob a moderação do Dr. Gilberto Bahia de Oliveira.

Os artigos de maior pontuação no ranking geral apresentarão suas pesquisas durante o Conarci 2023, no dia 28 de setembro, a partir das 09h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen-Brasil

Posts relacionados

CNJ se opõe à aprovação de emenda constitucional

Giovanna
12 anos ago

Pai que há sete anos tenta registrar filho será indenizado

Giovanna
12 anos ago

População de Manaus (AM) pode estar com Certidão de Nascimento falsa

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile