Recivil
Blog

Desembargador percorre municípios

Segundo Bueno, processos serão recuperados

Hoje a amanhã o corregedor geral de Justiça, o desembargador Bartolomeu Bueno, irá percorrer a cidades da Zona da Mata Sul que foram atingidas pelas chuvas de junho. Como muitos dos fóruns e cartórios civis desses municípios foram alagados ou destruídos – o que significa uma grande perda de documentos – o desembargador irá visitar a região para avaliar a situação dessas unidades. "A primeira ideia é ver como está o fornecimento de Certidão de Registro Civil, já que essa população está sem documento nenhum. Além disso, temos que analisar a possibilidade de recuperação e restauração dos processos", disse Bartolomeu. Com ele viajam os corregedores auxiliares Janduhy Finizola, do extrajudicial para o Interior, e João Targino, da 2ª Região, que abrange as cidades a serem visitadas, Palmares, Barreiros, Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Catende, Cortês, Marial e Primavera.

"Como muito dos cartórios foram destruídos, vamos apresentar uma proposta de que o Fundo Especial do Registro Civil (Ferc/Pe), que tem por objetivo ressarcir os cartórios com os gastos do registro civil gratuito, seja utilizado para recuperá-los", pontuou Bueno. Outro ponto que será vistoriado pela Corregedoria é a situação das cadeias públicas, como o Presídio de Palmares ou a Penitenciária Agrícola de Canhotinho. "Depois que tomarmos ciência da situação, vou realizar uma reunião com a minha equipe para decidirmos qual serão as medidas adequadas".

Durante o dia de ontem, o corregedor se reuniu com o Fundo Especial do Registro Civil (Ferc/Pe), a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg) para estudar o plano de emergência que será adotado nessas localidades e uma das possibilidades é a utilização de um cartório móvel que atenderá a esses e outros municípios. "Temos que lembrar também que as pessoas que nasceram por lá nesse meio tempo estão sem registro. Outro ponto importante é que as pessoas vão precisar dos seus documentos para receberem benefícios. Queremos fazer a nossas parte ", ponderou Bueno.

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco

 

Posts relacionados

Desa. Sérgia Miranda entrega relatório final do concurso dos cartórios ao presidente do TJCE

Giovanna
12 anos ago

Corregedorias convocam delegatários dos extrajudiciais da Bahia para posse

Giovanna
12 anos ago

Ministro culpa Poder Público pela morosidade da Justiça

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile