Recivil
Blog

Dados das serventias sobre registro Civil serão unificados pelo TJMA e IBGE

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, e o chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcelo Virgínio, discutiram, nesta terça-feira (11), a unificação dos registros informatizados das estatísticas de registro civil fornecidas pelas  serventias judiciais.


A proposta é unificar a alimentação dos sistemas para tornar a coleta efetiva e com maior segurança nos dados. “É uma forma de auxiliar as serventias e o IBGE no levantamento dos dados sobre o registro civil”, frisou o presidente do Tribunal de Justiça.


O desembargador Cleones Cunha autorizou a Diretoria de Informática a adotar as medidas para a unificação. De acordo com o diretor de Informática, Paulo Rocha Neto, o levantamento já está sendo feito para verificação das mudanças necessárias e o tempo para execução dos trabalhos.


O chefe estadual do IBGE, Marcelo Virgínio, ressaltou que a mudança possibilitará ao Instituto repassar ao Judiciário maranhense os dados regionais, além de evitar informações conflitantes, a exemplo de casos em que nascimento e divórcio apresentam datas iguais. 


Na reunião, Marcelo Virgínio enfatizou o fato de as serventias trabalharem com vários sistemas, tendo a obrigação legal de repassar os números ao IBGE.


Para otimizar o processo, os relatórios serão extraídos automaticamente sem demandar tempo para preenchimento. A reunião de trabalho foi acompanhada por servidores do Judiciário e do IBGE.

 

Fonte: TJMA

 

Posts relacionados

Recivil estudará medidas para garantir atribuições dos anexos de Notas

Giovanna
12 anos ago

Cartórios devem chamar aprovados

Giovanna
12 anos ago

Mulher obtém pensão por morte 17 anos após companheiro ser assassinado

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile