Recivil
Blog

COVID-19: Casamento virtual é ampliado em Minas Gerais – Estado de Minas

Em meio à pandemia de coronavírus, a possibilidade de realizar casamentos por videoconferência foi ampliada para todo o estado de Minas Gerais. A portaria foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pela Corregedoria-Geral de Justiça nesta quarta-feira, 1º de julho. A realização dos casamentos virtuais durante o período de isolamento deve ajudar na prevenção do contágio pelo coronavírus.

A medida revoga a portaria publicada em 15 de abril, que autorizava a união civil virtual apenas em alguns cartórios da capital. “Outros atos notariais, como escrituras de compra e venda, divórcio e atas notariais passaram a ser regulamentadas pelo Provimento 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os cartórios de notas e aqueles com atribuição notarial estão autorizados a praticar os atos eletrônicos por meio da plataforma do e-notariado”, divulgou o Tribunal de Justiça.

As práticas virtuais devem ser realizadas por meio de plataforma tecnológica capaz de receber e fazer pedidos. Para habilitação dos casamentos, o casal precisa ter assinado o pedido de forma digital ou na presença de um oficial.

Os cartórios informarão, em suas páginas na internet, quais plataformas devem ser acessadas para a realização do cadastro prévio. Para os procedimentos em que haja necessidade de certificado digital, os cartórios devem indicar como obtê-lo.

 

Fonte: Estado de Minas

 

Posts relacionados

Programa da Rádio Justiça discute se fim de namoro longo pode gerar indenização

Giovanna
12 anos ago

Recivil realiza mais uma edição do curso sobre selo eletrônico e novas tecnologias

Giovanna
10 anos ago

Comunicado da Comissão Gestora do Recompe – Ato Normativo nº 001/2025

Giovanna
10 meses ago
Sair da versão mobile