Recivil
Blog

Corregedoria do ES torna obrigatória inclusão do CPF nos registros e certidões de nascimento e casamento

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo (CGJES) publicou, no Diário da Justiça da segunda-feira (18), o provimento nº 17/2017, que torna obrigatória a inclusão, nos registros e certidões de nascimento e casamento, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos nascidos e dos que se casam.

 

O provimento, que entra em vigor a partir do dia 11 de outubro de 2017, e altera o Código de Normas da CGJ-ES, foi assinado pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza.

 

Ainda segundo o Provimento, mesmo que o registrado não possua o CPF, como geralmente ocorre no registro de nascimento, caberá ao oficial do Cartório, de forma gratuita, emitir o documento simultaneamente ao ato do registro, fazendo constar o seu número na respectiva certidão, de nascimento ou casamento.

 

Segundo informações da CGJ-ES, para que seja possível a emissão do documento, foi firmado entre a Secretaria da Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN/SP), viabilizando a inscrição e alteração de dados no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), pelos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, bastando, tão somente, a assinatura de Termo de Adesão pelos cartórios.

 

Alguns cartórios do Estado já realizaram essa adesão e já prestavam o serviço de maneira facultativa. Com o provimento da Corregedoria, o serviço se torna obrigatório, devendo ser realizado de forma gratuita.

 

Em complementação ao provimento, foi expedido o Ofício Circular CGJES nº 127/2017, também publicado no Diário da Justiça no mesmo dia (18/09), determinando aos oficiais de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado que observem a determinação da Corregedoria.

 

 

Fonte: Folha Vitória

 

 

Posts relacionados

Curso aborda a família na constituição

Giovanna
12 anos ago

Americana vence batalha legal por sobrenome de 36 letras em documento

Giovanna
12 anos ago

Política de promoção de Registro Civil avança em comitê do MDH

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile