Recivil
Blog

Congresso discute repercussões sociais e econômicas dos cartórios na atualidade

Com o tema “Os cartórios e suas repercussões sociais e econômicas na atualidade”, foi realizado o XXVII Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais”. Entre os dias 13 e 15/9, o evento reuniu mais de 300 inscritos no centro de convenções The One, em Belo Horizonte”, e contou com participação de especialistas que debateram temas relativos a todas as especialidades.

 

O Congresso teve início na quinta-feira (13), com discussões pertinentes ao Registro de Imóveis, ocasião em que foi lançada a Cartilha de Cédulas Rurais. "As Vantagens da REURB na Prática" e "O Novo Papel do CORI em REURB" foram os temas das palestras iniciais.

 

Dr. Ari Álvares Pires Neto, presidente da Serjus-Anoreg/MG, comanda a mesa de abertura do primeiro dia de evento

 

A abertura oficial ocorreu na sexta-feira (14), com a presença em grande número de oficiais e funcionários de cartórios de todo o estado. O presidente da Serjus-Anoreg/MG, Ari Álvares Pires Neto, comandou a mesa de abertura e ressaltou a luta das entidades de classe em prol da classe. “Os notários e registradores têm, cada vez mais, papel de destaque na sociedade e são essenciais para o exercício da cidadania”, disse.

 

Congresso contou com mais de 300 inscritos de todo o estado

 

Na ocasião, foi feita a entrega da Medalha de Mérito Registrador Nicolau Balbino Filho. A comenda destaca a atuação de personalidades que deram contribuição relevante para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação dos serviços extrajudiciais em Minas Gerais e no Brasil. Em sua primeira edição, receberam a Medalha de Mérito o Desembargador Nelson Missias de Morais – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de MG; o Desembargador Ricardo Dip – Magistrado da 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; o Registrador Francisco José Rezende dos Santos – Oficial do 4º Registro de Imóveis de Belo Horizonte/MG; e o Registrador Roberto Dias de Andrade – Oficial do Registro de Imóveis de Viçosa/MG e Deputado Estadual do Estado de Minas Gerais.

 

Desembargador Paulo Balbino, filho do patrono da comenda, agradece a homenagem em nome dos familiares

 

O último dia de evento foi dedicado às plenárias específicas das cinco especialidades. Assuntos como “Condomínio de Lotes”, “Usucapião Extrajudicial”, “Filiação Socioafetiva e Multiparentalidade”, “Tecnologia, Segurança e os Impactos do Provimento 74/2018” e “Elisão Registral das Pessoas Jurídicas” estiveram os mais debatidos pelos participantes.

 

O XXVII Congresso foi uma iniciativa da Associação dos Serventuários de Justiça de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG) em conjunto com as demais entidades representativas dos notários e registradores mineiros: Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Sinoreg/MG), Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Minas Gerais (IEPTB-MG), Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Minas Gerais (IRTDPJ), Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) e Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG).

 

 

Fonte: Serjus-Anoreg/MG

 

 

 

 

Posts relacionados

Portaria nº 1.024/CGJ/2010 – Determina a realização de Correição Geral na comarca de Belo Horizonte

Giovanna
12 anos ago

Negado reconhecimento de filiação socioafetiva no Rio Grande do Sul

Giovanna
12 anos ago

Palestras sobre temas atuais marcam o 2º Seminário Nacional do Registro Civil no Maranhão

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile