Recivil
Blog

Clipping – Brasil terá nova certidão de nascimento – Jornal Nacional

O documento vai substituir as certidões emitidas pelos estados. Tem o brasão da República, um número de matrícula unificado e o número da DNV, a declaração de nascido vivo, emitida pela maternidade.

Assista a matéria completa

A partir da semana que vem, o Brasil vai ter um modelo novo de certidão de nascimento, que será igual em todo lugar. É uma tentativa de acabar com uma situação vergonhosa para o país inteiro.

A filha da empregada doméstica Francinilde Cereja já vai fazer dois anos e ainda não tem a certidão de nascimento. Por lei, o registro é feito de graça nos cartórios do país. Mas a família, que mora em Bacabeira, no interior do Maranhão, diz que não teve tempo de ir até o cartório mais próximo, a dez quilômetros de distância.

“Meu marido ainda não quis ir. Era para a gente ter ido semana passada, aí eu não fui. Ele trabalha na oficina e só chega à noite”.

Na região, é fácil encontrar recém-nascidos em situação parecida. João Vitor também está sem registro. “Agora eu vou na outra quarta-feira tirar o registro dele”, disse a doméstica Tatiana Caíres.

Na média, 11% das crianças brasileiras com menos de um ano não têm o registro de nascimento. Na Amazônia Legal, esse índice sobe para 17%. Já na Região Nordeste, de cada 100 nascidos, 22 ficam sem registro.

Sem o registro de nascimento, estes brasileiros simplesmente não existem no papel e perdem o direito a vários benefícios. Para tentar mudar essa situação, o governo vai lançar um modelo padronizado de certidão de nascimento, que será usado em todo o Brasil. As certidões que já eram utilizadas continuam valendo.

O novo documento vai substituir as certidões emitidas pelos estados. Tem o brasão da República e um número de matrícula unificado. Além do número da DNV, a declaração de nascido vivo, emitida pela maternidade.

O governo também pretende criar um banco de dados, para interligar todos os cartórios brasileiros. Desta forma, vai saber em que regiões precisa fazer mutirões para registrar as crianças.

 

Fonte: jornalnacional.globo.com

Leia mais:

Clipping – Governo brasileiro vai padronizar certidões de nascimento – Jornal Folha de S.Paulo

 

Posts relacionados

Projeto da ALMG institui dia de incentivo ao registro de nascimento

Giovanna
12 anos ago

TJAL realiza 100 casamentos em cerimônia coletiva na próxima sexta, dia 25

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital 02/2007 – EJEF comunica a análise de requerimentos protocolados por candidatos

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile