Recivil
Blog

Cartórios paulistas atingem a marca de 1 milhão de CPFs na certidão de nascimento

Os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo atingiram neste mês de dezembro a marca de 1 milhão de CPFs emitidos gratuitamente direto nas certidões de nascimento dos recém-nascidos no Estado, representando 1/3 do total de CPFs emitidos nas certidões de todo o País, que atingiu o número de 3 milhões em novembro.
 

 

A iniciativa surgiu em dezembro de 2015, por meio de uma parceria entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) e a Receita Federal do Brasil e utiliza a Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) para promover a interligação entre os Cartórios e o sistema da Receita.

 


Para o presidente da Arpen-SP, Luis Carlos Vendramin Junior, o número marca a importância que o serviço tem para a população. "1 milhão de CPFs em dois anos demonstra a importância que este serviço tem para a população, que pode agora obter o número direto em cartórios e postos avançados nas maternidades, sem qualquer custo com o documento e com deslocamentos”, ressaltou.

 


O início da emissão de CPFs na certidão de nascimento começou em 1º de janeiro de 2015 apenas no Estado de São Paulo, sendo depois expandido às demais unidades da Federação. A iniciativa ganhou caráter obrigatório no Estado em 2016, por meio do Provimento nº 59/2016. Em 2017, a parceria com a Receita Federal foi expandida, permitindo o cancelamento do CPF no ato do registro de óbito, também de forma gratuita para o cidadão.

 

 

Fonte: Arpen Brasil

Posts relacionados

Campanha divulga emissão de certidão de óbito nos estabelecimentos de saúde

Giovanna
10 anos ago

Conselho Constitucional aprova lei do casamento gay na França

Giovanna
12 anos ago

Homem é preso em MG suspeito de forjar a própria morte

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile