Recivil
Blog

Cartórios da região do norte de Minas realizam mais de 120 atos de registro civil durante o Projeto MP Itinerante

Entre os dias 26 e 28 de julho de 2022, o departamento de Projetos Sociais do Recivil esteve presente nas cidades de Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Montezuma, na região do Norte de Minas para apoiar os registradores civis no intuito de intensificar a obtenção das certidões de nascimento, casamento, óbito, solicitação de retificação e reconhecimento voluntário de paternidade por parte dos usuários do serviço.

A atuação dos cartórios de registro civil dessas localidades faz parte do projeto Ministério Público Itinerante, de iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais e que conta com o apoio do Recivil.  Nesta etapa do projeto, mais de 120 pessoas foram atendidas. Só no primeiro semestre de 2022, o Ministério Público Itinerante já beneficiou 843 pessoas nas quatro etapas realizadas em 12 municípios mineiros.

O Promotor de Justiça e coordenador do MP Itinerante, Dr. Paulo César ressalta a importância para sociedade de ações conjuntas como esta. “Mais uma vez a parceria entre os Cartórios de Registro Civil locais, o Recivil e o MP foi um sucesso. Foram vários atendimentos a pessoas que residem em municípios que não são sede comarca e que assim, tiveram garantidos seus direitos registrais.”

“O registro civil garante que o cidadão seja integrado ao mundo dos direitos e o apoio do Recivil com a parceria do MP foi de extrema importância, uma vez que a emissão de certidões de forma gratuita ratificou o acesso à cidadania”, destacou a oficiala de Riacho dos Machados, Erika Mariana Silva.

Segundo o presidente do Recivil, Genilson Gomes, o Sindicato está empenhado em alcançar todos os setores da sociedade na garantia dos direitos. “Além de agilizar o processo de obtenção das certidões de registro civil, beneficiar várias pessoas acelerando o reconhecimento voluntário de paternidade próximo ao dia dos pais é muito satisfatório”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil

Posts relacionados

Homem consegue mudar o nome Aydes por semelhança com nome de doença

Giovanna
9 anos ago

CGJ-MG conhece in loco o Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados da Arpen-SP

Giovanna
12 anos ago

Ministra Maria do Rosário recebe autoras do processo que pede casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no STJ

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile