Recivil
Blog

Cartórios – concursos em andamento não ficam prejudicados, diz CNJ

A criação de comissão do CNJ para regulamentar a realização de concursos para titulares de cartórios não implica em prejuízo ou em adiamento de nenhum processo seletivo. O esclarecimento foi feito pelo corregedor-nacional de Justiça, ministro Antônio de Pádua Ribeiro, em sessão do CNJ nesta terça-feira (06/03).

De acordo com a Constituição e a lei 8.935/94, o prazo para a realização de concurso para novos cartórios ou novas vagas é de seis meses. As situações provisórias não podem, portanto, exceder este prazo.

Há casos, porém, em que as vagas preenchidas provisoriamente tornam-se praticamente definitivas. No ano passado, o CNJ fez o levantamento destas situações e determinou a realização de concursos em diversos estados. Os conselheiros identificaram cartórios que estavam sem concurso – com titulares provisórios – por dez anos ou mais.

Como não existe uma padronização para a realização dos concursos, cada Tribunal de Justiça realiza o processo seletivo conforme entendimento próprio. “Os diversos editais de concurso juntados aos autos (Goiás, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro) corroboram a necessidade de padronização mínima das regras básicas dos diversos concursos de ingresso”, afirma o conselheiro Alexandre de Moraes, relator do processo, no CNJ, em que o autor pedia a regulamentação dos concursos – aprovada pelos conselheiros no final de fevereiro.

Só em 2006, aproximadamente 96 processos sobre o assunto entraram no CNJ, isso representa quase três procedimentos de controle administrativo ou pedidos de providências por sessão ordinária realizada.

O objetivo da comissão criada para propor a regulamentação dos concursos para cartório é diminuir a demanda e assegurar os princípios de impessoalidade e isonomia das provas.

Posts relacionados

CNJ conclui missões a 12 estados para integração de dados biométricos

Giovanna
6 anos ago

Mutirão fará reconhecimento de paternidade em Uberlândia, MG

Giovanna
12 anos ago

CNJ realizará audiência para apurar irregularidade em concurso para cartórios

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile