Recivil
Blog

Artigo – A resposta brasileira às recomendações internacionais de registro civil – Por Cláudio Machado

Prover a identidade legal para todas as pessoas é uma ação reconhecida como estratégica para a plena implementação da Agenda do Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Agenda 2030.

Em 2019, foi constituído o Legal Identity Expert Group ("Lieg"), um grupo de especialistas em Identidade Legal, composto pelas agências integrantes da organização das Nações Unidas, cujo principal objetivo é a promoção de uma visão holística, que engloba o Registro Civil das Pessoas Naturais ("Registro Civil"), as Estatísticas Vitais e a Gestão de Identidade.

Frente à pandemia do novo coronavírus, o Lieg publicou uma nota técnica com recomendações aos países, e vem monitorando a situação dos serviços, em especial a do registro civil.

Este artigo apresenta uma síntese das recomendações das Nações Unidas para o funcionamento do registro civil, um panorama da situação dos serviços em outros países, inclusive no Brasil.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

 

Cláudio Machado é especialista em Gestão de Identidade do Cidadão e consultor independente.

 

Fonte: Conjur

 

 

Posts relacionados

Portaria nº 5.105/CGJ/2017 – Determina a realização de Inspeção Técnica na Comarca de Matozinhos, para fiscalização dos serviços notariais e de registro

Giovanna
8 anos ago

Senado vota divórcio direto

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital n. 02/2011 – EJEF informa prazos para informações sobre a personalidade e da vida pregressa dos candidatos habilitados na Prova Oral

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile