Recivil
Blog

Arpen-Brasil propõe sustentabilidade para o Registro Civil em reunião na SEDH

Arpen-Brasil entregou ofício propondo que registradores civis possam firmar convênios com órgãos públicos para promover a sustentabilidade para o Registro Civil

Brasília (DF) – Em reunião com a ministra Maria do Rosário Nunes na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SEDH), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil) entregou ofício propondo a possibilidade de que registradores civis possam firmar convênios com órgãos públicos para promover a sustentabilidade para o Registro Civil de Pessoas Naturais.

Na reunião, que aconteceu nesta terça-feira (08.10), estiveram presentes o presidente da Arpen-Brasil, Ricardo Augusto de Leão, e integrantes da diretoria da Associação (Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul).

Foi apresentado o Ofício (anexo) que sugere emenda a ser inserida no Decreto do Sistema de Informações de Registro Civil (SIRC), que está na iminência de ser assinado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff. A proposta está amparada na experiência de quinze anos de existência dos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA) no Estado do Rio Grande do Sul.

A emenda sugerida prevê a inserção de um artigo permitindo a celebração de convênios entre o Registro Civil e os Órgãos Públicos, possibilitando, com amparo legal, a prestação de novos serviços, inclusive de registro veicular.

A ministra Maria do Rosário mostrou-se muito sensível à questão e prometeu que se empenhará para inserir esse dispositivo já no Decreto do SIRC, ou encontrar outras formas de tornar isto possível. A ministra também agradeceu aos registradores civis pelo empenho e parceria que possibilitaram uma redução drástica do sub-registro no País, deixando claro que outras reuniões ocorrerão para avanços na solução de diversas questões atinentes à área.


Fonte: Arpen-Brasil

 

 

Posts relacionados

Mulher que sabia namorar homem casado nada receberá após sua morte

Giovanna
12 anos ago

Projeto que prioriza processos de adoção passa na CCJ

Giovanna
12 anos ago

Traição que dói no bolso

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile