Recivil
Blog

Arpen-Brasil assina termo de cooperação técnica com o Tribunal Superior Eleitoral

Brasília (DF) – O presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Arion Toledo Cavalheiro Junior, assinou na manhã desta quinta-feira (10.10), com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, um termo de cooperação técnica para compartilhamento de dados entre a Associação e o órgão.

O acordo viabiliza a operação conjunta entre a base da Identificação Civil Nacional (ICN), do TSE, e a Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC-Nacional), da Arpen-Brasil. Os dados geridos pela Associação serão utilizados para compor a Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

A junção dessas informações proporcionará um banco de dados com mais de 170 milhões de registros por parte dos cartórios de registro civil, e mais de 107 milhões de registros do TSE. “Dessa forma, conseguimos unir forças. Os dois bancos são de alta credibilidade e importância para o desenvolvimento da sociedade brasileira”, aponta Arion.

Foto: Assessoria de Imprensa do TSE

“Estamos fazendo a junção de dois grandes bancos de dados confiáveis e que representam desde o nascimento do cidadão, até o maior exercício de cidadania que é o direito ao voto. Nesse momento estamos fazendo uma união importante de dois bancos e dados fundamentais para o desenvolvimento da cidadania”, ressaltou ainda o presidente da Arpen-Brasil. 

“Com o acesso a base de dados, vamos ter acesso a biometria do TSE para que possamos conferir a veracidade dos dados apresentados pelas pessoas no momento que utilizam dos serviços dos cartórios” explicou Arion.

Por sua vez, a ministra Rosa Weber também abordou a importância da união, destacando que, “como esse é o tribunal da democracia, todos esses acordos de colaboração refletem justamente na nossa democracia, na transparência dos nossos atos e servem para segurança do nosso sistema”.

Estiveram presentes na assinatura do termo os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Og Fernandes, Sérgio Banhos e Carlos Velloso Filho, além do vice procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros.

 

Fonte: Arpen-BR 

 

Posts relacionados

Comissão reduz idade para pessoa com deficiência ser declarada idosa

Giovanna
8 anos ago

Projeto só permite adoção se tentativas de reinserção na família natural fracassarem

Giovanna
11 anos ago

Curso Prático sobre uso do Certificado Digital

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile