Recivil
Blog

Projeto só permite adoção se tentativas de reinserção na família natural fracassarem

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8219/14, do Senado Federal, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90), para determinar que a adoção de uma criança ou adolescente só seja concretizada depois de fracassadas todas as tentativas de reinserção familiar.

 

Segundo o autor, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), “a medida tem o objetivo de complementar a lei em vigor e oferecer uma oportunidade de preservação dos laços familiares originais”. Atualmente o ECA condiciona a adoção apenas ao fracasso das experiências de manter a criança ou adolescente na família natural.

 

“O processo de adoção também deve ser condicionado à tentativa de reinserir a criança abandonada ou já tutelada por família substituta no convívio da família natural”, afirma Valadares.

 

Tramitação


A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Íntegra da proposta:

PL-8219/2014

 

 

Fonte: Agência Câmara

 

 

Posts relacionados

Pais trocam certidão de nascimento por RG: ‘É como um troféu’, diz mãe

Giovanna
11 anos ago

45 casais participam de audiências de conversão de união estável em casamento no Rio de Janeiro

Giovanna
12 anos ago

Portaria nº 5.693/CGJ/2018 – Determina a realização de Inspeção Técnica na Comarca de Caeté, para fiscalização dos serviços notariais e de registro

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile