Recivil
Blog

Anoreg pede constitucionalidade de lei federal sobre concursos para remoção nos serviços notariais

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) ajuizou Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC 14), no Supremo Tribunal Federal (STF), com a finalidade de ser declarada a constitucionalidade do artigo 16 da Lei Federal 8.935/94, com a redação imposta pela Lei Federal 10.506/02. A entidade pede, liminarmente, a suspensão de todos os concursos públicos para remoção nos serviços notariais e de registro, que não atendam à determinação da nova redação do dispositivo.

Segundo a Anoreg, a antiga redação do artigo 16 da Lei Federal 8.935/94 era inconstitucional devido ao evidente erro datilográfico que não foi corrigido antes da publicação oficial da lei.

A Associação, à época, propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2018) contra a lei. No entanto, o Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional proposta de nova redação para o dispositivo questionado, com a finalidade de corrigir a inconstitucionalidade evidenciada pela Presidência da República e ressaltada pela ADI.

Aprovada a Lei Federal 10.506/02 que modificou a redação do artigo 16 da Lei 8.935/94, deu-se a perda do objeto da ADI proposta pela Anoreg.

Em seguida, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) abriu concurso público de provas e títulos para a outorga de delegações de notas e registros do estado de São Paulo, determinando a realização do concurso com base na antiga redação do artigo 16. Segundo a Anoreg, o concurso é ilegal, devido à inconstitucionalidade da redação original do artigo 16.

Assim, a Anoreg requer a concessão de medida liminar, para determinar a adequação de todos os concursos de remoção em andamento, conforme o determinado na nova redação do artigo 16. Solicita, ainda, que a ADC seja julgada procedente e declarada a constitucionalidade do artigo 16 da Lei Federal 8.935/94, com a redação dada pela Lei Federal nº 10.506/02.

Posts relacionados

Juíza de MS participa do lançamento da campanha de adoção em Brasília

Giovanna
12 anos ago

Consulta Pública recebe propostas sobre restauração de documentos de registro civil

Rosangela Oliveira dos Santos
1 ano ago

Inspirado em trigêmeas e nome bíblico, homem batiza filhas de Chislihilquia, Chelmahilquia e Charahilquia

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile