Recivil
Blog

Clipping – Pesquisa aponta alta confiança em cartórios – Jornal do Commercio-RJ

Pesquisa aponta alta confiança em cartórios  


18 de novembro de 2009
DA REDAÇÃO


Os cartórios lideram a confiança dos seus usuários na comparação com outras instituições do País, revela pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). Os Correios e os cartórios receberam as melhores avaliações, com médias 8,2 e 8,1, respectivamente, no quesito confiança e credibilidade em comparação com outras instituições como a imprensa, empresas, igrejas, Ministério Público, polícia, Justiça, Poder Legislativo e governos. O estudo foi divulgado pelo gerente comercial do Datafolha, Paulo Luis Gomes Alves, no segundo dia de palestras do XI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que ocorre em Copacabana, no Rio de Janeiro.


O evento, que termina hoje, é promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio (Anoreg-RJ). A pesquisa, divulgada durante o congresso da entidade, mostrou que a percepção da imagem dos cartórios em geral é positiva. No entanto, 64% dos entrevistados consideraram a ida ao cartório uma atividade desgastante e 60% reclamaram das filas. Mesmo assim 79% dos usuários perceberam melhoria nos serviços nos últimos anos. A pesquisa foi realizada em agosto passado, com 1.010 usuários de cartórios nas cidades de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Foram entrevistadas pessoas que tinham terminado de usar serviços de cartórios extrajudiciais, como notas, distribuição, registro civil, registro de imóveis, protestos e outros.


Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados através de campanha publicitária institucional dos cartórios e dos websites das entidades do setor. A avaliação feita pelo Datafolha mostrou pontos fortes do nosso trabalho e também apontou a necessidade de aperfeiçoamento para melhorar o atendimento à população, comentou Marcio Braga, presidente da Anoreg-RJ.


A pesquisa também comparou a credibilidade dos titulares dos cartórios com outras profissões. A liderança ficou com os Bombeiros (nota 9), professores (8,4), médicos (7,7), titulares de cartórios (7,5) e jornalistas (7,5). Outras profissões comparadas foram promotores, juízes, advogados, padres, policiais, pastores, deputados e políticos.



 


Fonte: Jornal do Commercio-RJ


 

Posts relacionados

Concurso MG – Edital n. 02/2007 – Portaria n. 45 – Dispensa e nomeia secretário da Comissão Examinadora do Concurso

Giovanna
12 anos ago

Casais do mesmo sexo têm relacionamento estável reconhecido judicialmente

Giovanna
12 anos ago

Presidente do TJ envia lei que cria 36 cartórios e diz:

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile