Recivil
Blog

AGU comprova exigência de atestado de óbito para concessão de pensão por morte

A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, validade de regra que prevê a apresentação obrigatória de atestado de óbito para a concessão de pensão por morte. A exigência foi confirmada após a Justiça derrubar decisão que determinou a concessão indevida do benefício a viúva de segurado de Mateiros/TO, falecido em 2007.

 

A pensão foi concedida em acordo realizado durante mutirão da Justiça na cidade tocantinense. No entanto, segundo as procuradorias federais no Estado do Tocantins (PF/TO) e Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS), ficou acertado que a efetivação ocorreria somente após a apresentação de todos os documentos exigidos pela Previdência.

 

Como a certidão de óbito não foi apresentada, o INSS cancelou o registro do benefício. Uma decisão de primeira instância chegou a ordenar o pagamento da pensão, sob pena de multa, com a alegação de que a ausência do documento seria "mero entrave administrativo".

 

As procuradorias da AGU contestaram a sentença, reiterando que o procedimento seria essencial para o cumprimento do acordo. "É o que diz expressamente a cláusula 4, segundo a qual constatada, a qualquer tempo, a falta de requisitos legais para a concessão do pedido, a parte autora concorda, desde já, que fica desfeita a transação", afirmaram.

 

A Turma Recursal do Juizado Especial Federal de Tocantins reconheceu a exigência do documento para comprovar o direito ao benefício e suspendeu a decisão anterior. A sentença apontou "risco de difícil reparação, ante a possibilidade do evento morte não se confirmar no mundo jurídico".

 

A PF/TO e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

 

Ref.: Processo nº 0004934-80.2013.4.01.4300 – Juizado Especial Federal de Tocantins.

 

 

Fonte: AGU

 

 

Posts relacionados

Projeto de Lei da SRF permite habilitação de casamento perante o Oficial de Registro Civil

Giovanna
12 anos ago

Projeto permite mudança do nome de transexuais na certidão de nascimento

Giovanna
12 anos ago

STJ cria comissão para escrever minuta de resolução sobre mediação e conciliação

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile