Recivil
Blog

Ação conjunta para erradicação do sub-registro na Amazônia Legal

Nesta segunda-feira (27), o presidente da Anoreg-BR, Rogerio Bacellar, juntamente com o vice-presidente da Arpen-BR, José Emygdio de Carvalho Filho, participam da Mobilização Regional pelo Registro Civil de Nascimento na Amazônia Legal. É uma ação conjunta do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Manaus (AM) para a erradicação do sub-registro civil de nascimento, que integra o pacto entre poderes “Compromisso Mais Amazônia pela Cidadania”, assinadodo entre o Governo Federal e os governadores da região.

A solenidade conta com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Entre as medidas anunciadas, está a adoção de um novo modelo de certidão de nascimento, por meio de decreto presidencial, padronizada para todo o país. O novo Registro Civil de Nascimento traz uma matrícula nacional única para cada cidadão e o número da Declaração de Nascido Vivo (DNV). Assim, o documento se tornará mais seguro contra fraudes e permitirá ao Governo Federal mapear com mais eficácia os focos de sub-registro no país, concentrando ações específicas para os locais com maior incidência do problema.

Ao estabelecer a erradicação do sub-registro como prioridade, o Governo pretende garantir, ao maior número de brasileiros possível, o acesso aos direitos mais fundamentais, contanto, principalmente, com o apoio dos registradores civis.

Lançamento do “Compromisso Mais Amazônia Legal pela Cidadania”

Data: 27 de abril de 2009

Horário: 14 horas

Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, praça Francisco Pereira da Silva, s/nº, Manaus, Amazonas

 

Fonte: Anoreg BR

 

Posts relacionados

Projeto “Cartórios de Registro Civil Promovendo Cidadania nas Comunidades Quilombolas” atende mais de 300 cidadãos

Giovanna
4 anos ago

Projeto acaba com previsão de inimputabilidade por casamento

Giovanna
12 anos ago

Corregedoria Geral do Ceará determina recadastramento de serventias extrajudiciais em até 30 dias

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile