Recivil
Blog

28 casais gays da região de São José dos Campos (SP) formalizaram casamento

São José dos Campos e Taubaté somaram 28 uniões estáveis homoafetivas desde maio de 2011 — mês que o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a união no Brasil. Das 28 uniões, 14 foram entre homens e 14 entre mulheres. O levantamento foi realizado nos sete Cartórios de Notas das duas cidades. O 1º e 2º Cartório de Notas de Jacareí não informaram as uniões homoafetivas feitas no período. Além das uniões estáveis, 35 casamentos homoafetivos foram realizados nas três cidades,  21 entre homens e 14 entre mulheres.

Segundo Laura Ribeiro Vissotto, tabeliã do 1º Cartório de Notas de São José, após a decisão do STF, a procura pela união estável homoafetiva aumentou. “A decisão deu maior visibilidade e conhecimento desse tipo de escritura”, disse.

A técnica em enfermagem Flávia Teixeira Prado, 37 anos, e a adestradora de cães, Tânia Mara Araújo, 33, fizeram a escritura de união estável após 10 anos de relacionamento. As moradoras do Jardim Petrópolis, zona sul de São José, optaram pela declaração para garantir seus direitos.

“Pretendemos converter a união estável em casamento e com uma comemoração à altura”, afirmou Flávia. As duas se conheceram em um bar, em 2001, e tem dois filhos de relações anteriores.

Com a escritura de união estável é possível regularizar questões patrimoniais e estabelecer a divisão de bens, comprovar a existência e fixar a data de início da união, além de garantir direitos no INSS, convênios médicos e clubes de lazer.

 

Fonte: Rede Bom Dia

 

Posts relacionados

Desembargadora discute normas para utilização do papel de segurança em registros civis no Ceará

Giovanna
12 anos ago

CNJ incluirá etnia em RG de índios

Giovanna
12 anos ago

Irmãos podem ser autores de ação negatória de paternidade

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile