Recivil
Blog

XIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro inicia as atividades em Salvador/BA

Um jantar na noite deste domingo (18), no Hotel Pestana, em Salvador, marcou o início das atividades do XIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro.  O evento reúne juristas de renome nacional e internacional até quarta-feira (21), para discutir assuntos que repercutem direta e indiretamente na vida de população.

A abertura do evento foi prestigiada por mais de 600 pessoas e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon e o procurador geral do estado da Bahia, Rui Cruz.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar ressaltou a importância de realizar o congresso na Bahia, um dos últimos estados do país a privatizar seus cartórios. “Promover um evento como este aqui mostra como o quanto estamos evoluindo. Que o encontro seja proveitoso e possamos sair daqui com uma visão nova e enriquecedora”.

A presidente da Anoreg Bahia, Conceição Gaspar disse que os cartorários do estado estão se esforçando para levar um bom atendimento à população. “Em apenas nove meses já conseguimos instaurar uma nova cultura. Durante 40 anos as serventias ficaram sob a gestão do estado e finalmente conseguimos mudar esta realidade”.

“O congresso é uma excelente oportunidade para o estado, que mais sofreu com os serviços notariais em descompasso com o resto do país. Toda a população precisa dos serviços dos cartórios, desde o nascimento até o óbito”, destacou Eliana Calmon, que ainda fez um apelo ao ministro da Justiça para que cuide dos estados que passam pela mesma situação, como o Piauí, por exemplo. “Precisamos colocar a constituição de 88 nos rumos do século XXI”, finalizou.

Segundo Cardozo, algumas atividades do serviço público devem ser prestadas pelo setor privado. “Notários e registradores atuam em parceria com os estados, por isso o congresso não é só uma reunião. O evento permite que o mundo notarial reflita e discuta as questões jurídicas”, concluiu o ministro.

Ainda participaram da solenidade de abertura o presidente da Arpen, Paulo Riso, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Ivete Caldas, o desembargador, Antônio Pessoa, o deputado estadual, José Neto e a presidente do Sinpojudi, Maria José Silva, que foi homenageada como notaria e registradora honorária.

Prêmio Qualidade Total

Durante o jantar também foram premiados os 45 cartórios com o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR, o PQTA 2012. O projeto institucional premia as atividades notariais e de registro de todo o país e incentiva a melhoria dos serviços prestados para a sociedade brasileira. Os vencedores atendem aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.

Congresso

Durante o congresso, serão abordadas questões como o projeto do Novo Código Comercial, o Novo Código de Processo Civil e suas repercussões, o Código Civil Brasileiro e o Direito de Família e os impactos e aspectos contábeis essenciais aos serviços notariais e registrais.

Além destes temas, o evento contará com palestras sobre a regularização fundiária de interesse social e a usucapião administrativa e outras discussões atuais na área de Registro de Imóveis, Registro Civil e Registro de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas, como a criação de uma central eletrônica de certidões civis e o registro da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Entre os palestrantes do evento estão João Maia Rodrigues, tabelião e bastonário da Ordem dos Notários de Portugal, Rafael Reis, advogado e coordenador do Curso de Direito Notarial e de Registro da Faculdade de Coimbra em Portugal, Monica Jardim, advogada e professora do Curso de Direito Notarial e de Registro da Faculdade de Coimbra, o Desembargador Noeval Quadros, corregedor do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e presidente do Colégio dos Corregedores, Francisco Satiro, advogado e professor de direito comercial da Universidade de São Paulo (SP), Germano Carvalho Toscano de Brito, registrador, tabelião e presidente da Anoreg-PB e Laura Vissotto, presidente da Anoreg-SP.

Também participam João Pedro Lamana Paiva, registrador de imóveis em Porto Alegre/RS, Francisco José Rezende dos Santos, presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e registrador de imóveis em Belo Horizonte/MG, José Fernando Simão – advogado e professor de direito de família da USP, Zeno Veloso, tabelião em Belém/PA e professor de direito de família da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de outros palestrantes de destaque em sua área de atuação.


 

Fonte: Anoreg-BR

 

 

Posts relacionados

19 anos fora do lar, réu localizado no Japão não pode ser declarado ausente

Giovanna
12 anos ago

Pai não pode renegar paternidade alegando traição

Giovanna
12 anos ago

Nota de falecimento – Walt Disney Lemos, oficial de Registro Civil de Delfinópolis

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile